
Cerca de 100 atletas estrearam o novo formato. Federação coloca no Arneirense a primeira pista de obstáculos certificada no país
Caldas da Rainha foi palco no passado sábado dos campeonatos de nacionais de pentatlo moderno em todos os escalões, que marcaram a estreia em Portugal do novo formato da modalidade, com a substituição do hipismo pela pista de obstáculos.
Para a realização da prova, a Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (FPPM) montou no pavilhão do Arneirense uma nova pista de obstáculos, homologada pela federação internacional e que vai ficar ali em permanência, para receber os treinos e estágios das seleções, mas também todas as provas integradas na via olímpica Los Angeles 2028, o primeiro ciclo olímpico que já vai ter o novo formato da modalidade.
“É um dia importante por isso mesmo, é um equipamento que vai ser muito útil para preparar as nossas seleções para as representações internacionais e que vai, inclusivamente, acolher o Campeonato do Mundo de Sub-17, que se vai realizar aqui nas Caldas em setembro do próximo ano”, disse o presidente da federação, Manuel Barroso.
A prova, que juntou mais de uma centena de atletas, contou para os nacionais absoluto e de clubes, e ainda para o Troféu Marquês do Funchal, e serviu de observação para os atletas que vão representar Portugal no Europeu de Sub-17, no qual o país tem quatro vagas.
A mudança na modalidade resulta da fusão das federações internacionais de pentatlo moderno e de obstáculos e vem modernizar e democratizar a prática, uma vez que a prática do hipismo não era acessível a tod

os. “Trocou-se uma modalidade mais elitista por outra que está a gerar um grande entusiasmo, com uma componente também radical e que acompanha o espírito de superação, de desafio, que encaixa perfeitamente na interdisciplinaridade do pentatlo”, realça Manuel Barroso.
A pista montada no pavilhão do Arneirense segue também uma lógica de apoio ao fomento da modalidade cuja federação está sediada nas Caldas, mas a prática é diminuta. O concelho chegou a ter no Empenho & Carisma um clube com formação e bons resultados, mas atualmente apenas o Arneirense tem a funcionar uma secção, mas apenas com laser run. “Certamente o Arneirense assumirá esse papel, já tem a secção de laser run, que agora vai crescer certamente para as outras disciplinas”, acredita Manuel Barroso. ■






























