Com a classificação final na Fase Regular já definida para ambas as equipas – o CRE no 1º lugar após campanha dominadora e o Caldas RC já apurado para o ”play-off”, objetivo talvez impensável no início da época, ambas as formações encararam esta última jornada como uma oportunidade para jogar uma partida aberta. Os Chaparros já a preparar uma final que se advinha em função da qualidade da equipa, e os Pelicanos a procurar demonstrar a melhoria que tinha vindo a demonstrar nas últimas partidas face a adversários do topo da tabela.
No novo campo de Rugby da capital alentejana, com público em grande número e tempo agradável, a partida correspondeu à expectativa. Disputada até ao último minuto, com ascendência repartida entre as duas equipas – 1ª parte dos Caldenses e resposta forte dos Eborenses na 2ª metade.
Entrou forte o Caldas, procurando pressionar a linha defensiva do Évora. Talvez sem esperar esta atitude do adversário, a equipa da casa mostrou-se algo apática, provocando algumas penalidades jogadas à touche pelos Pelicanos, mas sem resultados.
Excelente primeira parte dos Pelicanos, pacientes nas fases de jogo ofensivas, boa resposta defensiva dos Arcuenses, contudo sem conseguirem jogar no meio-campo adversário. Adivinhava-se uma etapa complementar intensa. Contudo o Caldas RC perdia, por lesão, o seu experiente 1º centro Jonathan Nolan, pivot decisivo de todo o jogo Pelicano, e teria que responder a esta contrariedade.
Resultado Final: CR Évora – 19 (3 E, 2 T) / Caldas RC – 11 (1 E, 2 P).
Duas partes distintas. Domínio Caldense na primeira parte, forte resposta dos Eborenses na segunda parte. Jogo agradável de seguir.
Vitória justa da equipa que vem dominando a Primeirona, resposta com momentos de muito bom Rugby da equipa Pelicana.
O Rugby na 1ª Divisão Nacional merece a atenção dos responsáveis federativos. A qualidade e o nível competitivo prendem as assistências e são fator de sustentabilidade da modalidade.
Arbitragem competente, como nos vem habituando, de João Costa.
A equipa do Caldas Rugby Clube deslocou-se em autocarro da CMCR. Os nossos agradecimentos a Jorge Duarte.
Os nossos agradecimentos ao apoio da CM Caldas da Rainha, e aos nossos patrocinadores.