Ordo in Armae – um clube de esgrima nas Caldas

0
2070

esgrimaJoaquim Moreira, instrutor principal da antiga Associação de Esgrima da Rainha, decidiu fundar nas Caldas a Ordo in Armae. Trata-se de um clube de esgrima que irá iniciar a sua actividade neste mês de Janeiro e que contará com aulas de esgrima histórica de combate e esgrima histórica cénica, para além da esgrima olímpica.
A esgrima histórica é uma arte marcial ocidental que remonta à Idade Média enquanto que a esgrima olímpica é o culminar da evolução da esgrima ao longo dos tempos.
A Ordo in Armae tem abertas as suas inscrições para qualquer pessoa acima dos 16 anos, sendo que, durante um mês, qualquer um pode experimentar uma destas modalidades de forma gratuita.
Este clube tem também abertas as pré-inscrições para a criação de uma equipa de esgrima olímpica que competirá no Campeonato Nacional de Esgrima.
O fundador da Ordo in Armae, Joaquim Moreira, explicou à Gazeta das Caldas a criação deste clube. “A ideia surgiu logo após o fecho da Associação de Esgrima da Rainha, em 2014, e o objectivo era criar nesta cidade mais uma modalidade que não existia”.
O mentor do projecto contou também que a esgrima histórica, apesar de ser uma arte marcial ocidental, não é reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. “Recorremos à Escola de Artes Marciais das Caldas da Rainha que nos abriu as portas e inscrevemo-nos na Federação Portuguesa Lohan Tao”.
Este clube desenvolve os seus treinos no ginásio da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (quintas e sextas-feiras, das 19h30 às 21h30) e no ginásio da ARECO – Associação Recreativa e Cultural do Coto (sábados, das 15h00 às 18h00).
As inscrições podem ser feitas pelo tel. 912825537 ou mail: ordoinarmae@gmail.com.

 

- publicidade -