Óbidos celebrou desportistas com a 4ª Gala +Ativo

0
460

André Almeida e Cândido Costa foram homenageados juntamente com as figuras do desporto do concelho que mais se destacaram em 2023

A Câmara de Óbidos celebrou o desporto e o associativismo na quarta gala Óbidos + Ativo, na qual foram homenageadas as figuras do desporto obidense que mais se destacaram ao longo do ano de 2023. Foram ainda homenageados André Almeida, antigo jogador do Benfica, e Cândido Costa, antigo jogador do FC Porto e atualmente um dos rostos do Canal 11, figuras do desporto nacional consideradas pelo município como exemplos no panorama desportivo.
A gala realizada no âmbito das cerimónias do feriado municipal, decorreu pela primeira vez na Praça da Criatividade e juntou cerca de 200 pessoas que exaltaram os desportistas do ano escolhidos para receber o prémio de Mérito Desportivo, com a condição de serem naturais ou residentes no concelho. Os prémios de desportista do ano foram atribuídos aos atletas Marta Salvador, jogadora da equipa principal de futebol do Benfica e internacional Sub-23 por Portugal, Madalena Fortunato, que é campeão nacional e vencedora do ranking nacional de badminton. Madalena Fortunato, que é caldense e reside no concelho de Óbidos, acumula este prémio nas quatro edições da gala já realizadas. Voltando ao futebol, os árbitros internacionais António Nobre e Pedro Martins, que continuam entre os melhores do país e em 2023 se estrearam a arbitrar jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões, foram agraciados pela segunda vez consecutiva. Receberam ainda o prémio os atletas de trail César Isidro e Jorge Serrazina e o tenista Nuno Mota, que este ano regressou à competição para ter resultados de excelência a nível nacional e internacional no escalão de veteranos +55. Além destes, foi ainda premiada a equipa de futsal do Gaeirense, que na temporada 2022/23 foi campeã distrital e subiu à 3ª Divisão nacional, que está a disputar.
A gala começou com o município a entregar o prémio agradecimento a quatro entidades pelo trabalho realizado ao longo do ano. Estes foram atribuídos à secção de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos pelos eventos realizados, nomeadamente o torneio de voleibol de praia, que decorreu pela primeira vez, e ainda um torneio inclusivo, à Óbidos Dance, à Unidade Local de Saúde Pública pelos projetos de promoção nas áreas da saúde física e mental e ao programa Município Amigo do Desporto.
Em articulação com o Agrupamento de Escolas Josefa d’Óbidos, foram atribuídos igualmente quatro prémios relativos ao desporto escolar. Afonso Grais e Jaime Gonçalves, que se destacaram no badminton, tendo atingido as fases nacionais do desporto escolar no escalão de iniciados foram premiados, tal como Margarida Alves, que se destacou no Boccia com títulos locais e regionais e um pódio nacional. Ainda no Boccia, o município homenageou a professora Vera Martins, pelo trabalho realizado na última década.
A Gala Óbidos +Ativo abre também um espaço para que as associações e clubes do concelho façam as suas próprias homenagens, o que foi feito por 17 coletividades. Receberam o prémio Reconhecimento Beatriz Ferreira (ADA Óbidos), Jorge Sousa (AD Óbidos), Carolina Patrocínio (AE Óbidos), Sérgio Maia, Marco Leandro e Nelson Mimoso (Arcacen), José Cedoura (ASUP Portugal), Rute Pereira (CA Óbidos), Virgílio Alves (CCSR Arelhense), Pedro Bernardo (Nuno Mota TA), Francisco Hermenegildo (Óbidos Cycling), Vera Fortes e Anabela Poças (Óbidos Dance), Cezária Domingos e José Rocha (Óbidos SC), Daniel Tomás (Natação OC), Cláudio Silva (Gaeirense), Júlio Veludo (SC Bairro), toda a direção, equipa técnica e jogadores da ARC Vauense, Luís Simão (Veteranos do Bairro) e Pedro Rodrigues (Clube de Cicloturismo das Gaeiras).
Mas um dos momentos da noite foi a entrega do prémio dedicação ao antigo treinador de futebol Fernando Azevedo, que marcou muitas gerações de atletas e que teve que se afastar da atividade após ser diagnosticado com ELA. ■

- publicidade -