Os novos órgãos sociais do Sporting das Caldas tomaram posse no dia 22 de Julho, no jardim do Centro de Artes. O desafio é complexo, dada a situação financeira do clube e o contexto de pandemia, mas a direcção, liderada por Filipe Mateus, propõe-se a sanear a situação financeira do clube e a retomar modalidades
Na tarde de 22 de Julho realizou-se no jardim do Centro de Artes a tomada de posse dos órgãos sociais do Sporting Clube das Caldas.
Na cerimónia, o novo presidente da direcção do centenário clube caldense, Filipe Mateus, revelou que existe “a ambição de ter outras modalidades, como a recuperação do ténis de mesa”, numa primeira fase, e depois também o basquetebol, o andebol e o hóquei em patins, tudo na vertente da formação.
Outra das apostas será o voleibol feminino. “Devemos apostar nos desportos colectivos femininos nas Caldas, porque há poucos”, afirmou Filipe Mateus. Entre as modalidades que o clube gostaria de voltar a ter está também o cicloturismo.
Em termos de voleibol, a equipa sénior masculina está praticamente fechada, com sete jovens formados no clube.
“Queremos fazer um campeonato parecido com o do ano passado e garantir a manutenção na 1ª Divisão”, estabeleceu.
As equipas de veteranos e a organização dos torneios indoor e de praia nestes escalões são para manter.
Entre os projectos a desenvolver está, também, a criação de um torneio municipal de voleibol que envolva todas as escolas do concelho.
A direcção está actualmente em busca de patrocinadores para a equipa, tarefa que ganha ainda mais importância, porque alguns dos que já patrocinavam não vão poder continuar a fazê-lo devido às dificuldades criadas pela pandemia.
Uma das maiores necessidades é a refiliação de sócios, porque actualmente o clube conta com cerca de 500, mas muito poucos pagantes. Outra necessidade premente é a revisão e actualização dos estatutos, que têm mais de 40 anos e que ainda falam em… escudos. “É necessária uma profunda revisão”, esclareceu. Para tal está prevista a criação de um conselho consultivo e estratégico que possa reunir as principais necessidades.
Sem esconder que “o clube atravessa uma situação bastante complicada em termos financeiros”, o novo presidente aponta que o grande objectivo é fazer com que “o clube, que é centenário, volte aos tempos áureos”.
Entretanto, a gala do clube foi adiada para 14 de Novembro.
CÂMARA AO LADO DO CLUBE
O presidente da Câmara, Fernando Tinta Ferreira, esteve presente na tomada de posse dos dirigentes dos leões e reconheceu a importância desta colectividade para a comunidade caldense, evocando a história do clube.
O autarca pediu uma salva de palmas para o antigo dirigente, Mário Tavares, que esteve presente na tomada de posse. Tinta Ferreira agradeceu o trabalho, o empenho e a dedicação do dirigente ao clube e disse que a presença deste significava “esta transição entre o passado e o presente, com a perspectiva no futuro”.
O presidente da Câmara lembrou que o Sporting das Caldas “não vive o melhor momento da sua vida” e lembrou que houve “um conjunto de circunstâncias que levaram a uma crise financeira, de dirigentes e de sócios”, lamentando a falta de envolvimento que se verificava noutros tempos. Ainda assim, o autarca fez questão de se mostrar optimista em relação a um futuro que consiga conjugar o saneamento das dificuldades financeiras com a aposta na formação.
“Sei que é um processo difícil”, reconheceu, lembrando ainda o orgulho que é para a cidade ter uma equipa no escalão principal há uma década. “É um feito histórico”, afirmou. “A Câmara Municipal tudo fará para que o clube tenha continuidade”, garantiu Tinta Ferreira, mostrando-se contente com o facto de não terem aparecido duas listas ao acto eleitoral interno, como chegou a ser falado. “Os sócios estão juntos, unidos em prol do clube”, disse.
INTERVENÇÃO NO PAVILHÃO RAUL JARDIM DA GRAÇA
Actualmente está a ser concluída uma intervenção no pavilhão Raul Jardim da Graça, avaliada em cerca de 150 mil euros. Tratou-se da substituição da cobertura, afagamento do piso, pintura e impermeabilizações e uma intervenção também nos balneários. A sede do clube deverá manter-se também no pavilhão.































