Nicolás Tivani deu espetáculo na etapa e venceu no Montejunto

0
578
O trio que animou a etapa na passagem às Caldas

Etapa do Oeste correu-se a um ritmo frenético desde a partida em Alcobaça, mas não teve o cariz decisivo que se expectava na luta para a geral

A 9.ª etapa da 86.ª Volta a Portugal em bicicleta, com partida em Alcobaça e chegada no alto de Montejunto teve como protagonista Nicolás Tivani (Aviludo Louletano Loulé), vencedor da etapa que garantiu também a conquista da classificação por pontos, mas não teve influência na decisão da geral, como era expectativa.

Tivani confessou-se feliz à chegada. “Foi um dia de sorte… ontem não consegui ganhar, mas hoje virei a página. No início, foi uma brincadeira com o ‘Tommy’ [Contte]… fez todo o trabalho para eu ter uma hipótese no final”, disse, lamentando o azar do rival Pau Martí, que sofreu uma avaria. O corredor sublinhou a conquista da camisola dos pontos. “Para a equipa, é muito bom e estamos contentes com isso”, afirmou.

- publicidade -

Na geral, a expectativa de uma grande batalha na última etapa de montanha, e em linha, da Volta, perdeu fôlego por estarem dois companheiros de equipa, da Anicolor Tien 21, nos dois primeiros lugares. Artem Nych, camisola amarela, salientou que “o plano era salvar a nossa posição. Deixámos sair uma fuga não muito perigosa para a geral, foi tudo como planeámos”, disse.

Alexis Guérin, companheiro de Nych e segundo na geral, explicou o ataque a dois quilómetros da meta. “[O Nych] estava seguro e eu ataquei para ganhar tempo”, disse. Já Jesús Peña (AP Hotels & Resorts Tavira Farense, terceiro, destacou o esforço da equipa. “Impúnhamos um ritmo forte desde que faltavam 70 quilómetros. Foi uma corrida exigente e estou muito contente com o resultado”.

A etapa começou animada com várias tentativas de fuga, tendo pegado a de Tivani – que já tinha feito uma primeira tentativa, Tomas Contte e Pau Marti (Israel Premier Tech Academy). O trio já passou com uma grande vantagem nas Caldas da Rainha, onde estava fixada a primeira meta volante do dia, em homenagem a João Almeida. Dominou ainda as seguintes, em Torres Vedras e Bombarral, todas com Tivani à frente.

Na etapa final, um contrarrelógio em Lisboa, Rafael Reis, da Anicolor Tien 21, foi o vencedor, mas não houve mexidas na camisola amarela, que ficou no dorso de Artem Nuch. De destacar que o bombarralense Tiago Antunes, da Efapel Cycling, foi o melhor português na geral, com o quinto lugar, a 3m14s do vencedor.

O pelotão, já com grande atraso, a passar na Meta Volante junto ao monumento ao 16 de Março. A Volta levou algumas centenas de caldenses à estrada
- publicidade -