Nicolas Tivani brilhou no Bombarral

0
1045
Edição deste ano marcada por fuga de cinco cicilistas ao longo da prova

Ciclista da Aviludo-Louletano-Loulé venceu 12 Voltas à Gafa

O argentino Nicolas Tinani (Aviludo-Louletano-Loulé) foi o vencedor da edição deste ano das 12 Voltas à Gafa, no Bombarral, tendo batido a concorrência ao ‘sprint’ na meta instalada no Largo do Município, após 2h55m46s de corrida. O ciclista de 29 anos, que venceu também o prémio das metas volantes, tem feito uma época brilhante, depois de ter vencido o último Grande Prémio JN (onde ganhou quatro das nove tiradas), duas etapas na Volta a Portugal, mais a classificação dos pontos e da montanha na Volta ao Algarve e, ainda, os segundos lugares nos nacionais argentinos de fundo, na Volta ao Alentejo e no Troféu Internacional da Arrábida. A clássica bombarralense, que regressou em 2024 após um interregno de 21 anos, registou este ano uma fuga de cinco ciclistas logo a partir da segunda volta ao circuito, que chegou a ter uma distância de 2m15s sobre o pelotão. Para além do vencedor, o grupo fugitivo integrou João Matias ((Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Lucas Lopes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Tiago Antunes (Efapel Cycling).
Numa distância de 127,6 quilómetros e com passagens pela Quinta da Granja, Alto do Sobral do Parelhão, Quinta dos Louridos e Sanguinhal, alinharam à partida apenas 38 ciclistas, em representação de 10 equipas. No escalão de elites, a vitória sorriu a João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista). A tarde desportiva iniciou-se com a corrida das Antigas Glórias, que fizeram duas voltas ao circuito, numa vertente não-competitiva.

As 12 Voltas à Gafa foram organizadas pela Câmara Municipal e pela Associação dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, para a qual reverteram os donativos angariados junto do público que assistiu ao desenrolar da prova. A autarquia, momentos antes do pelotão arrancar, distinguiu publicamente o ciclista bombarralense Tiago Antunes com um diploma de reconhecimento pelo quinto lugar obtido na Volta a Portugal, na qual foi o melhor português da prova deste ano.

- publicidade -