Medalha de mérito desportivo nos 70 anos da Federação

0
1178
Manuel Barroso, presidente da federação, com o secretário de Estado João Paulo Rebelo
Centenas de pessoas marcaram presença no jantar, que decorreu no Museu Leopoldo de Almeida

A Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno foi distinguida com a Medalha de Mérito Desportivo no dia em que comemorava o seu 70º aniversário.
Nas Caldas, onde fica sedeada a federação, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, salientou a importância desta modalidade que já deu a Portugal sete presenças olímpicas.
Centenas de pessoas marcaram presença no jantar, que decorreu no dia 18 de Janeiro, no Museu Leopoldo de Almeida.
O presidente da federação, Manuel Barroso, que enquanto atleta teve quatro participações olímpicas, seguindo-se a carreira de treinador e, depois, quatro mandatos enquanto presidente, não deixa esquecer que quando entrou na federação, há 15 anos, encontrou dificuldades. “Herdei uma situação complicada do ponto de vista financeiro”, conta.
Em conjunto com a sua equipa, conseguiu dar a volta e agora pretendem apresentar uma nova dinâmica. “Estamos em velocidade cruzeiro, mas queremos recuperar o tempo perdido e lançar iniciativas, sermos empreendedores do ponto de vista desportivo”, explicou.
Questionado pela Gazeta das Caldas, o dirigente diz que tem acontecido um crescimento sustentado da modalidade nos últimos oito anos, notando que a região Centro tem centenas de praticantes.
Esse aumento não é alheio ao facto de terem apostado em novos formatos desportivos, como o laser run (que pode funcionar como alavanca para o próprio pentatlo).
A federação tem actualmente cerca de 1500 atletas, “o que era impensável há cinco ou seis anos”, disse Manuel Barroso, acrescentando que, “em 1998, há vinte anos, a federação tinha 90 atletas inscritos”.
O maior desafio para este ano será a organização do Campeonato da Europa de Juniores (sub17 e sub19), que se realiza em Junho, nas Caldas.
Pedro Raposo, vereador do Desporto da Câmara, revelou que nesse campeonato serão utilizadas as instalações da Expoeste para a realização de provas de três das quatro disciplinas (esgrima, laser run e tiro). Serão colocadas bancadas e balneários de proximidade.
O autarca salientou os vários eventos organizados pela federação nas Caldas e o impacto dos mesmo. Pedro Raposo lembrou que o Campeonato do Mundo sub19 de 2018, nas Caldas, foi considerado a melhor organização.

Caldas Cidade Amiga do Desporto

O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, referiu-se ao concelho das Caldas como um dos municípios amigos do ambiente, até porque é a sede de duas federações e tem um Centro de Alto Rendimento de excelência.
“No dia que sucede à discussão do Orçamento do Estado na área do desporto, as notícias são confortáveis e animadoras para o desporto, porque do ponto de vista do que é o financiamento público às federações temos vindo a recuperar nos últimos anos”.

- publicidade -