Liga 3: Caldas regressa às vitórias e dá passo importante para a manutenção

0
406
Lucas Villela bisou da marca de grande penalidade. Foto: FPF

Pelicanos voltaram a vencer ao fim de seis jogos, com bis de Villela

O Caldas deu um passo de gigante rumo à manutenção ao vencer o Moncarapachense e beneficiando do empate do Fontinhas na receção à Académica.

Os algarvios, que precisavam de uma vitória para evitar matematicamente a descida, foram os primeiros criar perigo, com Ricardo Isabelinha a entrar na área e a cruzar com perigo. Mas foi o Caldas que chegou ao golo. Passe de André Sousa a isolar André Perre, Nuno Silva consegue um grande corte, já na área, mas Villela ficou com a segunda bola e acabou rasteirado pelo capitão dos algarvios. O avançado brasileiro encarregou-se de cobrar o castigo e colocou o Caldas a vencer.

- publicidade -

Com o jogo repartido, o Caldas voltou a estar perto do golo em duas ocasiões, ambas por Leandro Borges, primeiro num remate de longe, depois na sequência de um canto, com uma cabeçada que obrigou Diogo Garrido a uma grande defesa (24’).

Na resposta, foi a vez de Luís Paulo brilhar. Contra-ataque rápido do Moncarapachense, Evandro ofereceu o golo a Isabelinha, mas o guardião do Caldas estava no caminho da bola e desviou para a barra.

O Caldas tinha acabado de perder André Perre, por lesão, e ainda viu André Sousa sair do jogo pelos mesmos motivos. Mas a sorte dos alvinegros mudou ao minuto 40, quando Lucas Villela bisou, novamente da grande penalidade, a punir um corte de Arnold com o braço a um remate do próprio Villela.

Os caldenses festejaram uma vitória após seis jogos sem vencer. Foto: FPF

Para a segunda parte, o Moncarapachense tinha que marcar para regressar ao jogo e José Bizarro mexeu na equipa para dar pendor ofensivo. Os algarvios cresceram e o Caldas não conseguiu assumir o controlo do jogo com bola, mas fechou-se bem no seu reduto defensivo, obrigando o Moncarapachense a lateralizar, com poucas oportunidades de visar a baliza. Mesmo assim, já nos descontos, Ramon e Cissé ainda tentaram visar a baliza de Luís Paulo, sem sucesso.

Terça-feira, 25 de abril, o Caldas recebe o Fontinhas (19h00) num jogo em atraso da 2ª jornada, que, em caso de vitória, garante a manutenção aos pelicanos.

José Vala foi homenageado pelo Caldas por se ter tornado o treinador com mais jogos ao serviço do clube. Foto: FPF

“O jogo mais importante da época”

No final da partida, José Vala assumiu que gostou mais do resultado do que da exibição. “O mais importante era ganhar e a parte positiva foi isso mesmo, o resultado. Com bola, conseguimos algumas situações de perigo, mas estivemos algo desequilibrados e até à última jogada concedemos situações de algum perigo ao Moncarapachense”, disse o técnico. Mesmo assim, José Vala gostou da atitude dos jogadores. “Valeu pela vitória e pela entrega”, sublinhou, acrescentando que a equipa denotou “alguma ansiedade pela importância do momento, e porque era um jogo de tudo ou nada para a outra equipa”.

A vitória aumentou para 6 pontos a vantagem do Caldas sobre o Fontinhas, as duas equipas diretamente em disputa pela manutenção na Série 4. Agora, na terça-feira, as duas equipas têm o primeiro de dois encontros no espaço de semana e meia. “Podemos resolver ou adiar, a equipa do Fontinhas sabe que só depende dela também. É mais um jogo que temos que estar focados, mais organizados, e lutar pelos três pontos”, disse José Vala, que vai ter apenas dois treinos para preparar o encontro e recuperar os seus jogadores, mas também para “libertá-los um pouco mentalmente dessa pressão, porque o nosso objetivo está muito perto e estamos melhor do que estará o nosso adversário”, salientou, para considerar esse, “o jogo mais importante da época”.

- publicidade -