Académica e Caldas empataram este sábado a zero, num jogo que encerrou a primeira volta da Liga 3 para ambas as equipas. O resultado acaba por se ajustar a um encontro equilibrado, com poucas oportunidades claras e, nas que houve, dois guarda-redes a responderam sempre com segurança.
A primeira parte foi jogada em bom ritmo, com a Académica a entrar melhor e a ameaçar por Leandro, logo aos 13 minutos, num remate forte que obrigou Wilson a defesa apertada para canto. Pouco depois, o mesmo Leandro isolou Nuno Barbosa, que driblou Clemente, mas viu Rui Carreira surgir na dobra e cortar o lance.
Era a melhor fase da briosa, que ainda teve nova oportunidade quando Cascavel, servido também por Leandro, atirou de longe para defesa incompleta de Wilson, e na sequência do lance a defesa caldense travou sucessivas tentativas de recarga.
À melhor fase da Académica respondeu o Caldas com a sua melhor fase no primeiro tempo. Após uma sequência de cantos, o central Duarte Maneta cabeceou à barra aos 24 minutos e, na insistência de um novo canto, Tarzan, servido ao segundo poste da direita pelo pé esquerdo de Clemente, apareceu em boa posição, mas rematou na direção de Carlos Alves. Os dois jogadores do Caldas voltaram a combinar pouco depois, no flanco esquerdo, já na área, o camisola 33 do Caldas tentou surpreender ainda descaído sobre a esquerda, o guardião da Académica segurou à segunda.
Já perto do intervalo, mais uma boa oportunidade novamente o Caldas perto do golo numa boa transição, Matheus Palmério encontrou Januário a subir pela direita, mas o remate do ala direito – a cumprir o jogo 100 na Liga 3 – saiu desenquadrado.
Na segunda parte, o equilíbrio não só se manteve, como se acentuou, com as defensivas a criarem ainda mais dificuldades aos ataques. Mesmo assim, o marcador podia ter mexido e para qualquer um dos lados. Primeiro a Académica, ao minuto 59. Após um centro desviado por um defensor do Caldas, Leandro conseguiu dominar entre Zé Ricardo e Duarte Maneta, mas viu Wilson negar-lhe o golo com uma defesa atenta. Na resposta, dois minutos depois, João Tarzan consegue colocar Miguel Velosa em boa posição na área da Académica, mas Carlos Alves respondeu com segurança ao remate do avançado do Caldas.
Pouco depois, Tarzan voltou a ser protagonista, assistindo Zé Ricardo após um livre lateral, mas o cabeceamento do central saiu fraco e na direção de Carlos Alves.
O momento que podia ter desequilibrado o encontro surgiu aos 81 minutos, quando Edson Farias viu o segundo amarelo e deixou os “estudantes” reduzidos a dez. José Vala aproveitou para desfazer o trio de centrais e lançar o Caldas num ataque a três, mas sem resultados práticos. De resto, já nos descontos foi mesmo a Académica que teve ocasião para desfazer o nulo numa transição perigosa, travada in extremis por Duarte Maneta com um corte providencial.
Com este empate, Caldas e Académica encerram a primeira metade do campeonato nos quatro primeiros lugares da tabela da Série B, os pelicanos com 18 pontos e os estudantes com 14.
ACADÉMICA 0-0 CALDAS
Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: Vasco Mira (AF Setúbal)
Árbitros assistentes: Ulisses Nascimento e Francisco Oliveira
ACADÉMICA: Carlos Alves; Ricardo Teixeira, Guilherme Silva, Leandro Silva (cap.), António Montez (Fran, 69’), Nuno Barbosa (Nuno Pereira, 84’), Edson Farias, Kaká, Marcos Paulo, Cuba (Candeias, 69’) e Cascável (Camilo Triana, 84’).
Suplentes não utilizados: Nuno Macedo, Tiago André, Gabi, Jorge Karseladze, Béni.
Treinador: António Barbosa
CALDAS: Wilson Soares; Zé Ricardo (David Lopes, 85’), Pipo, Pepo, Matheus Palmério (Yordy, 46’), Diogo Clemente (Zé Gata, 85’), Nuno Januário (Ricardo Alexandre, 76’), Miguel Velosa (Gonçalo Chaves, 63’), Duarte Maneta, João Rodrigues (cap.) e Rui Carreira.
Suplentes não utilizados: Duarte Almeida, Tiago Catarino, Luís Farinha, Ewandro Santos.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo para Matheus Palmério (19’), António Montez (23’), Zé Ricardo (28’), Duarte Maneta (36’), Yordy (51’), Nuno Januário (52’), Edson Farias (64’), Guilherme Silva (66’), Edson Farias (81’), Pipo (90’+4); cartão vermelho para Edson Farias (81’).































