A associação da Laranjeira venceu o Torneio Inter Colectividades da freguesia de Alvorninha, numa final intensa contra os Lobeiros, mas que acabou com um resultado algo desnivelado. A final foi de consagração para os vencedores do torneio, mas também para as equipas federadas da Associação Desportiva de Alvorninha (ADA), com destaque para o quarto lugar no distrital de Infantis.
“Foi uma época positiva”, destacou o presidente da colectividade, David Santos. O quarto lugar dos infantis entre as 28 equipas da competição foi a nota de destaque, numa temporada em que todas as outras equipas “deram o que puderam pela camisola da associação”, salientou.
A ADA que tem consolidado o seu projecto desportivo, criado há seis anos. Há quatro, no primeiro ano do mandato de David Santos, foram lançados os pilares do projecto de futsal formação. Hoje o clube tem equipas seniores de masculinos e femininos e ainda três equipas na formação: traquinas, benjamins e infantis. Neste último escalão, foi mesmo a única equipa a representar o concelho na temporada passada. Ao todo são 62 atletas, número que deverá aumentar em 2016/17. É que na forja estão já mais duas equipas. A de juniores está garantida, a de iniciados precisa de mais atletas. Em breve vão decorrer treinos de captação para os dois escalões.
Faz sentido finalizar a época ao mesmo tempo deste torneio inter colectividades, até porque foi deste torneio, que leva já 10 anos de existência, que saiu a fundação da ADA. Foram entregues os prémios aos jogadores do ano nas equipas seniores e ainda os de jogador revelação, jogador regular e melhor marcador (consultar tabela).
Quanto ao torneio, a final opôs a Laranjeira, que não tinha participado na edição anterior, aos Lobeiros. Uma final quase sempre equilibrada, mas que também foi sempre pendendo mais para o lado da Laranjeira. O potente remate de João Albuquerque deu dois golos de vantagem à equipa que se sagrou campeã, obrigando os Lobeiros a encetar uma perseguição. Ricardo Oliveira ainda reduziu, mas uma jogada individual de Bebé, já na segunda parte, deu vantagem decisiva à Laranjeira, que acabou por vencer por 6-2, depois dos Lobeiros apostarem tudo no ataque.
Este ano o torneio abriu as inscrições a ‘fregueses’ de terceira geração. “Começou há 10 anos só com as pessoas da freguesia, nascidos, residentes ou filhos de residentes, neste momento já podem jogar os netos, para abrir a mais jovens que não podiam participar”, conta David Santos.
O balanço foi, novamente, positivo. Houve mais duas equipas em relação à edição anterior, justamente uma equipa da ADA e a da Laranjeira, “e esperamos que o número continue a crescer”.
Classificação
1 Laranjeira
2 Lobeiros
3 ADSFA
4 Santa Marta
5 Caçadores
6 ADA
7 Vila Nova
8 Zambujal
9 Casal do Frade
10 Ramalhosa
Melhor ataque: Laranjeira
Melhor defesa: ADSFA
Fair-play: Caçadores
Taça da Pinga: Lobeiros
Prémios da ADA
Jogador Regular
Petizes: Afonso Trindade
Traquinas: Ricardinho
Benjamins: Nuno Santos
Infantis: Guilherme Santos
Jogador Revelação
Traquinas: Pedro Rafael
Benjamins: Carapinha
Infantis: Leonardo
Melhor Marcador
Benjamins: Guilherme Pancada
Infantis: Duarte Correia
Jogador do Ano
Seniores Masculinos: Ruben
Seniores Femininos: Mónica































