O ciclista norueguês Torstein Traeen (Bahrain-Victorius) subiu esta quinta-feira à liderança da Volta a Espanha, depois de ser segundo na sexta etapa da Volta à Espanha, ganha pelo australiano Jay Vine (UAE Emirates). João Almeida, que desceu a sexto, fez uma etapa positiva e chegou mesmo a atacar na subida final, liderando na meta o grupo dos favoritos.
No final do 170,3 quilómetros, entre Olot e Pal, já em Andorra, Vine venceu em 4:12.36 horas, menos 54 segundos do que o norueguês Torstein Traeen e 1.10 minutos face ao italiano Lorenzo Fortunato (XDS Astana). João Almeida foi 10.º, a 4.19.
Na geral, Traeen subiu à liderança, com 31 segundos de avanço sobre o francês Bruno Almirail (Decathlon AG2R La Mondiale) e 1.01 sobre Lorenzo Fortunato. João Almeida chegou a perder o contacto com o grupo de Jonas Vingegaard, mas não só recuperou como passou ao ataque nos momentos finais da etapa. Na geral, desceu para o sexto lugar, a 2.41 minutos do novo líder, mantendo os 8 segundos de atraso para Jonas Vingeggard. Destaque ainda para a etapa de Juan Ayuso, que dividia com o caldense a liderança da UAE Emirates, mas perdeu quase 12 minutos, o que deixa as atenções da equipa centradas em João Almeida na luta pela geral.
Na sexta-feira, os ciclistas ultrapassam mais uma etapa de montanha, com 188 quilómetros a ligarem Andorra-a-Velha e Cerler, em Huesca, num percurso com duas contagens de montanha de segunda categoria e duas de primeira, a última a coincidir com a meta.































