Caldas EcoSprint foi 10ª por equipas, após recuperar de arranque atribulado
José Bancaleiro, ciclista do Caldas EcoSprint E. Leclerc, terminou a 17.ª edição da Volta a Portugal de Cadetes no sétimo posto da classificação geral. A prova decorreu de sexta a domingo e terminou no alto do Montejunto.
A equipa caldense teve um início de corrida atribulado, marcado por um conjunto de azares logo no primeiro dia de prova. Ainda antes da partida oficial, em Santarém, Lucas Valentim sofreu uma queda que o deixou impossibilitado de alinhar na prova.
Durante a etapa, os imprevistos multiplicaram-se. Rodrigo Pires caiu de forma aparatosa e teve mesmo de abandonar, sendo transportado para o hospital. Mais perto da meta, a cerca de dois quilómetros, Leonardo Leandro também foi ao chão. Apesar de bastante magoado, mostrou grande determinação ao concluir a etapa. Já Francisco Trovão e José Bancaleiro foram igualmente afetados pela queda de Rodrigo Pires, mas o segundo, que recentemente se sagrou vice-campeão nacional de contrarrelógio deste escalão, conseguiu recuperar e terminar no grupo principal, cortando a meta em 19.º a dois segundos do vencedor da etapa, assegurando uma nota positiva para a equipa. Como se não bastasse, Tomás Costa ainda furou num momento decisivo, perdendo a oportunidade de discutir lugares da frente.
No segundo dia, entre Benavente e Salvaterra de Magos, os quatro resistentes da equipa tentaram em diversas ocasiões animar a corrida e fazer a diferença, mas a etapa teria chegada em pelotão.
Para a última etapa, 77,3 km entre o Cartaxo e o Montejunto, ficaram então guardadas as decisões. A corrida saiu num ritmo controlado e pelotão compacto na fase inicial e tudo ficou reservado para a subida final, onde o pelotão se fragmentou em múltiplos grupos na ascensão a Montejunto. Guilherme Lameira (Paredes Reconco) foi o vencedor da etapa, mas o quarto lugar de Francisco Cardoso (Efapel Academy), permitiu-lhe a vitória na geral. José Bancaleiro foi o 9.º a chegar, a 23 segundos do vencedor da etapa, e subiu a 7.º da geral, a 33 segundos de Francisco Cardoso. Tomás Costa terminou em 50.º da geral, enquanto Francisco Trovão foi 64.º. Leonardo Leandro abandonou.
Na geral por equipas, o Caldas EcoSprint E. Leclerc foi 10.º.































