Visita dos “encarnados” passou as fronteiras do que é um jogo de futebol para ser momento de afirmação das Caldas.
O jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal de futebol que trouxe o Benfica de volta às Caldas da Rainha para um jogo oficial, mais de 60 anos depois da última visita, foi eleito pela redação da Gazeta das Caldas o acontecimento do ano.
Não se trata apenas do jogo em si – apesar da grande réplica que o Caldas deu dentro das quatro linhas -, mas tudo o que envolveu a partida, desde o dia em que se conheceu o resultado do sorteio, até ao momento do desfecho da eliminatória.
As reações de regozijo da comunidade caldense ao regresso de um “grande” de um futebol português para um jogo oficial – no passado recente Sporting e Benfica vieram às Caldas disputar jogos de preparação – foram tão imediatas como as dúvidas que se levantaram na comunidade futebolística do país quanto à capacidade do velhinho Campo da Mata para receber tal partida.
Os obstáculos a ultrapassar foram tantos e de tal ordem que só três dias antes da realização do jogo, a 15 de outubro, se confirmou que este seria mesmo no Campo da Mata.
Primeiro foi o mau estado do relvado, que logo após o sorteio foi interditado pela Federação Portuguesa de Futebol para receber o jogo com o Alverca, da Liga 3. O assunto resolveu-se com uma troca de relvado em tempo recorde, menos de duas semanas.
Mais difícil parecia solucionar a questão da falta de condições de segurança dentro do recinto, e fora deste, nos acessos às bancadas.
Mas a cooperação entre todas as entidades locais envolvidas, desde o Caldas e o Município à Proteção Civil e à PSP, o que parecia ser impossível tornou-se possível, naquele que foi um exemplo que o clube e a cidade deram ao país.
Teria sido mais fácil, e porventura bastante mais rentável, levar o jogo para um estádio maior, noutra cidade, mas o clube e o Município quiseram oferecer aos caldenses essa festa do futebol.
Embora o custo de satisfazer esse desejo, cerca de 250 mil euros, tenha também gerado críticas, o benefício em termos de projeção do nome das Caldas da Rainha na comunicação social durante esses dias não é de desprezar. E em conjunto com o brilharete que o Caldas deu em campo, levando a partida para as grandes penalidades, deixa este acontecimento com lugar na história.































