
João Pereira e João Silva confirmaram a cotação de melhores portugueses e dos melhores da Europa com o sexto e o sétimo lugares obtidos nos Europeus de Triatlo que se disputaram no sábado no Parque das Nações, em Lisboa.
João Pereira, que nasceu e tem ascendentes nas Caldas da Rainha, e o beneditense João Silva estiveram praticamente sempre juntos e foram obrigados a fazer uma prova de trás para a frente, depois de um sector de natação que não correu bem. João Silva foi o 24º a sair das águas do Tejo e João Pereira o 40º. Desta forma, os dois portugueses ficaram num segundo grupo no segmento ciclismo, grupo que não se entendeu na perseguição ao grupo da frente, o que comprometeu a aspiração a um resultado melhor.
No entanto, juntos na corrida, os dois triatletas que representam o Benfica fizeram o melhor registo no segmento corrida e recuperaram muitos lugares. João Pereira foi o 12º a sair para a corrida, enquanto João Silva saiu três lugares atrás, acabaram por fazer o sexto e o sétimo lugares finais, com João Pereira a levar a melhor no sprint final a João Silva.
“Foi uma boa competição, com alguma pressão, por ser em casa, perante o nosso público”, disse no final João Pereira, citado pela FTP. “Procurei dar o meu máximo na natação, tive a infelicidade de não me conseguir colar no grupo da frente na bicicleta”, continuou, acrescentando que preferiu resguardar-se “e esperar um golpe de sorte que não surgiu”. Na corrida, “foi tentar trabalhar com o João [Silva] para procurarmos a melhor posição possível”, concluiu.
Já João Silva mostrou entusiasmo pelo ambiente em que a corrida foi disputada, mas lamentou ter saído “um pouco atrás” na natação e de ter faltado comunicação ao grupo na bicicleta “o que permitiu aos da frente ganhar uma vantagem significativa”. Também valorizou o trabalho feito com João Pereira na corrida.
Dois olímpicos
João Pereira e João Silva são dois dos três atletas olímpicos que Portugal vai fazer representar na prova de triatlo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os dois garantiram com tranquilidade a presença no lote de 55 triatletas que vão disputar as três medalhas em jogo, com João Pereira a fechar o apuramento em sexto e João Silva em 20º.
Para João Pereira será a estreia olímpica. Em declarações à FTP, João Pereira referiu que tem ainda “muito trabalho para fazer, sobretudo na natação”, mas mostrou-se esperançado num bom registo. “A prova nos Jogos Olímpicos é só um dia e acredito que possa sair um resultado”, disse.
Já João Silva, que em Londres 2012 obteve um nono lugar, preferiu jogar à defesa. “Todos os que lá estiverem terão, à partida, condições para conquistar uma medalha”, realçou.






























