João Pereira e João Silva ganham ouro e bronze europeus a dobrar

0
1157
Gazeta das Caldas
João Silva e João Pereira garantiram quatro medalhas a Portugal nos europeus de triatlo e triatlo sprint |DR

O caldense João Pereira é duplamente campeão europeu, em triatlo e triatlo sprint, e o beneditense João Silva foi medalha de bronze nas duas competições, que se realizaram com uma semana de distância na Alemanha e na Áustria. Curiosamente, nas duas competições os dois triatletas ficaram separados por quatro segundos.

O campeonato europeu de triatlo realizou-se a 17 de Julho em Kitzbuhel, Áustria, e além da vitória de João Pereira há a assinalar o terceiro lugar com medalha de bronze para o beneditense João Silva, num dia em cheio para o triatlo nacional, após a vitória de Vasco Vilaça na competição reservada ao escalão de juniores.
João Pereira e João Silva fizeram um bom percurso de natação, do qual saíram no 13º e 15º posto respectivamente e em posição de lutar pela liderança da prova. Depois de um circuito de ciclismo novamente de bom nível, os dois atletas rapidamente se colocaram na frente da corrida e foram responsáveis por momentos de enorme qualidade. Mantiveram-se no restrito grupo de atletas que seguia na frente dos 10 km de corrida e, com dois dos melhores parciais na competição, protagonizarem um espetáculo competitivo até à reta final. O final foi decidido ao sprint entre os dois portugueses e o francês Raphael Montoya, mas João Pereira foi mais forte, venceu com o tempo final de 1h45.31, um segundo à frente do francês e quatro de João Silva.
No último sábado, a 24 de Junho, os dois voltaram a protagonizar a disputa pela vitória no Campeonato da Europa de Triatlo Sprint, em que a distância é metade da habitual (750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida), numa prova disputada em Dusseldorf, Alemanha.
Este percurso começou com uma secção de 750 metros de natação, da qual João Pereira e João Silva saíram bem posicionados para a disputa dos primeiros lugares. O mesmo aconteceu após o percurso de ciclismo. O percurso percorrido de bicicleta terminou com um grupo numeroso na frente, no entanto, João Pereira não demorou a assumir a liderança, ainda que seguido de muito perto por um grupo numeroso de corredores. João Pereira venceu com o tempo de 57.33, imune a um intenso sprint que se desenrolou atrás de si, entre João Silva e os franceses Pierre Le Corre e Vincent Luis. Estes três atletas ficaram separados por apenas um segundo entre si, com João Silva entre os dois gauleses.
Em competição esteve a também caldense Melanie Santos, que aos 22 anos fez a sua estreia em campeonatos da Europa no escalão de elite, na qual teve a companhia de Vanessa Fernandes.
Melanie Santos foi a primeira a sair da água, integrada no primeiro grupo da competição de ciclismo, ao qual Vanessa Fernandes se juntou durante este segmento da prova. A transição para a corrida fez-se um grupo numeroso e compacto à transição. Com o 19º melhor registo no sector da corrida, entre 33 triatletas, Melanie Santos acabou a prova na primeira metade da tabela, no 15º posto. Melanie Santos cumpriu o percurso em 1h04.33, mais 21 segundos que Vanessa Fernandes, que foi 11ª, e a 1’18s da alemã Laura Lindmann, que se sagrou campeã europeia.

- publicidade -