João Benta venceu Troféu Joaquim Agostinho, na derradeira etapa iniciada em São Martinho

0
730

2-JoaoBentaJoão Benta foi o vencedor da 38ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho. Com um terceiro lugar na derradeira etapa, que se iniciou em São Martinho do Porto, com a baía em forma de Concha como fundo, que passou por Óbidos e pelo seu castelo e que terminou no Alto da Carvoeira (Torres Vedras), o ciclista português impôs-se fruto dos dois segundos que ganhou a Délio Fernandez (anterior vencedor do troféu e camisola amarela há partida para esta etapa) e dos quatro segundos de bonificação.
No passado domingo a marginal de São Martinho foi invadida pela caravana do Troféu Joaquim Agostinho, que trouxe centenas de pessoas (entre ciclistas e equipas técnicas, acompanhantes e público). O colorido das bicicletas e das camisolas dos atletas dá outra vida ao local, e eis que a hora se aproxima.
Alinhados na meta estão os 115 ciclistas, prontos para um primeiro passeio de cinco quilómetros. Antes da partida, com um e três segundos de vantagem para Shilov e Benta, Délio afirma ter noção da dificuldade desta derradeira etapa, prevendo muitos ataques, mas mostrando vontade de manter a camisola amarela, somando nova vitória no troféu.
O passeio inicia-se no parque de campismo e percorre a vila, descendo no cais e desfilando na marginal). Na volta, à passagem do farol, inicia-se a etapa. A partir daí são mais de 170 quilómetros, num percurso com muitas subidas que terminou no Alto da Carvoeira.
De São Martinho o pelotão segue para Salir do Porto, os 115 ciclistas subiram em direcção à estrada atlântica e viraram à esquerda pela Boavista, em direcção a Trás do Outeiro, passando pela ponte estreita (Nadadouro) e seguindo para Óbidos, onde cruzaram a passagem de nível. Da vila do castelo foram para A-da-Gorda, passaram na Amoreira, na Serra d’el Rei e Atouguia da Baleia.
No final de uma etapa em que o vento não deu tréguas, no Alto do Carvoeiro, o primeiro a chegar é David de La Fuente, passadas quatro horas, 20 minutos e 12 segundos. Em segundo Moisés Dueña (com mais sete segundos) e, com mais 14 segundos que De La Fuente, João Benta cruza a meta. Mas tendo em conta que os dois primeiros estavam fora da luta e que Délio Fernandez chegou em 6º, com mais 16 segundos que o primeiro (portanto, mais dois que Benta e fora das bonificações), eis que o ciclista português da Louletano – Ray Just Energy fica apenas com mais um segundo que o galego. Mas fruto da bonificação de quatro segundos para o minhoto, é ele o vencedor (três segundos à frente) do 38º Grande Prémio de Ciclismo Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho e é a si que cabe a honra de depositar a coroa de flores no monumento do famoso ciclista.
No final o ciclista afirmou que esta foi a vitória mais importante da sua carreira.

- publicidade -