João Almeida mantém-se firme na luta pela camisola vermelha

0
835
João Almeida está perto do segundo lugar, mas tem o primeiro na mira

Com a corrida a meio, caldense afirma-se como principal oponente de Vingegaard

A Volta à Espanha vai sensivelmente a meio e tem no menu dos próximos dias etapas que podem ajudar a separar o trigo do joio no que à luta pela vitória à geral diz respeito, com a chegada ao L’Angliru, já amanhã, a afirmar-se possivelmente como a etapa Rainha. João Almeida tem feito uma boa corrida e apenas perdeu algum terreno numa etapa – a de domingo – em que a equipa o deixou ficar mal, mas continua a uma distância recuperável, 38 segundos do favorito à vitória em Madrid, Jonas Vingegaard.

No balanço da primeira semana, João Almeida deu boa conta do recado e acabou apenas surpreendido na etapa 9. Na última subida, a Visma mostrou estar um passo à frente em estratégia de corrida e jogo de equipa. Aproveitou um início mais duro da subida o Valdezcaray e um João Almeida sem ajuda para disferir um ataque de surpresa. João Almeida, que tinha partido nessa etapa a 8 segundos do dinamarquês da Visma, respondeu ao seu estilo, mas a falta de ajuda custou-lhe a perda de 24 segundos na etapa, mais seis de bonificação.

- publicidade -

No final, disse que sentiu “a falta dos companheiros” naquela altura, numa mensagem subtil, mas bem audível para dentro da estrutura da equipa.

Durante a semana, João Almeida foi mostrando ambição, inclusivamente para vestir a camisola vermelha, de líder. “É uma camisola bonita, nunca a vesti, seria bom vesti-la pela primeira vez”, disse após a vitória da UAE Emirates XRG no contrarrelógio por equipas. Depois disso, tentou disferir alguns ataques para surpreender Vingegaard, inclusivamente na etapa desta terça-feira, que abriu a segunda semana de competição, mas sem terreno demasiado inclinado, não conseguiu ganhar tempo. Mesmo assim, foi positivo no discurso de final de etapa. “Estou a sentir-me bem. Não temos nada a perder, estamos aqui para tentar ganhar”, disse João Almeida. Após as críticas, João Almeida teve o apoio que faltou no domingo, inclusivamente com Ayuso a puxar. “Disse aos meus colegas que se estivesse bem íamos tentar atacar, demos tudo o que tínhamos. Quisemos endurecer a corrida, mas não havia inclinação suficiente para fazer diferenças”, acrescentou.

Esta quinta-feira, apesar de ser uma etapa de perfil serrilhado, será apenas o aquecimento para as de sexta-feira, principalmente, e sábado, essas sim com chegadas muito duras que prometem contribuir para o espetáculo.

Além dos 38 segundos para Vingegaard, João Almeida está a 12 do segundo.

- publicidade -