João Almeida manteve-se esta quinta-feira firme na liderança do Giro D’Italia, com os mesmos 43 segundos de vantagem para o espanhol Bilbao Lopez de Armentia (Bahrein McLaren). Numa etapa de perfil menos elevado, que fazia prever um dia calmo para o caldense, um incidente a 35 km da meta ainda provocou um pequeno susto, mas sem consequências de maior para o corredor da Deceuninck Quick-Step.
A etapa foi animada na frente por uma fuga que chegou a ter perto de 15 minutos de vantagem, mas que foi anulada sem colocar em risco a camisola rosa de João Almeida.
Contudo, a cerca de 35 quilómetros da chegada, um problema com um equipamento técnico obrigou o líder do Giro a encostar à berma da estrada, acabando por ser abalroado pelo norte-americano Brandon McNulty, da UAE. O incidente levou João Almeida a embater com a cabeça nos rails de proteção da via e a cair sobre uma das mãos. No entanto, rapidamente se recompôs, sem mazelas aparentes, e recolou ao pelotão.
Nos quilómetros finais, João Almeida surgiu sempre bem colocado na cabeça do pelotão e assistiu em primeira fila ao sprint que deu a vitória ao francês Arnaud Demare, da Groupama Française des Jeux.
Na sexta-feira, João Almeida correrá, pelo quarto dia, com a camisola rosa, na mais curta e menos desnivelada etapa em linha da prova, 143 quilómetros entre Matera e Brindisi.































