Arranca este sábado, dia 23 de agosto, a edição 2025 da Volta à Espanha, com o caldense João Almeida a assumir-se como 100% recuperado da lesão que o forçou a abandonar a Volta à França e preparado para dividir com Juan Ayuso a liderança da UAE Emirates XRG.
Num vídeo deixado aos participantes do 3º Prémio João Almeida, que decorreu em A-dos-Francos no passado dia 10, João Almeida garantiu sentir-se “a 100%” depois de uma fratura de uma costela após uma queda que o tirou do Tour. “Estou a preparar-me para a Volta à Espanha e espero fazer o meu melhor para fazer a freguesia orgulhosa de mim”, concluiu.
Também o diretor da equipa, Joxean “Matxín” Fernández, ressalvou a confiança na recuperação do português. “Tenho falado com ele, continua com algumas dores nas costelas, mas quanto às feridas estão bem. A fratura que sofreu não é complicada, mas era impossível seguir na prova”, disse ao jornal desportivo espanhol A Marca.
Queda em França à parte, João Almeida está a realizar a sua melhor época de sempre, com triunfos na Itzulia (Vuelta ao País Vasco), no Tour de Romandie e na Volta à Suíça, onde se destacou na cronoescalada final.
A equipa da UAE terá ainda no alinhamento corredores como Mikkel Bjerg, Marc Soler, Felix Großschartner, Domen Novak, Ivo Oliveira e Jay Vine a oferecer suporte fundamental na luta pela geral.
O percurso de três semanas e mais de 3100 quilómetros, com muita montanha e apenas um contrarrelógio. A ausência de Pogacar e de Roglic abre uma janela de oportunidade para que o português se afirme como um dos protagonistas da geral, numa prova que, curiosamente, começa em solo italiano, onde João Almeida está habituado a brilhar. ■































