João Almeida vai competir no contrarrelógio e na prova de fundo
Os ciclistas caldenses João Almeida e António Morgado integram a Seleção Nacional que vai disputar, a partir até domingo, os Campeonatos da Europa de ciclismo de estrada, que decorrem nas regiões de Drôme e Ardèche, em França. Portugal apresenta-se com uma das maiores delegações dos últimos anos, com 24 atletas distribuídos pelos escalões de elite, sub-23 e juniores, masculinos e femininos.
Na elite masculina, o selecionador nacional José Poeira chamou João Almeida, que já competiu na quarta-feira na prova de contrarrelógio, tal como Sérgio Oliveira, e alinhará ainda na prova de fundo, na companhia de António Morgado, Rui Costa e Afonso Eulálio.
Para José Poeira selecionador nacional, disse à partida para França que o contrarrelógio será particularmente exigente. “São 24 quilómetros, num percurso que não é muito longo e termina em subida. Num contrarrelógio cada um tem de dar tudo o que pode, e vamos ver até onde conseguimos chegar”, afirmou, sublinhando que “o Nelson Oliveira e o João Almeida são dois bons contrarrelogistas, mas a concorrência é muito forte. Se a distância fosse maior seria mais favorável, sobretudo para o Nelson, que ainda vem de uma lesão na mão e não teve a preparação ideal. Vamos dar o nosso melhor e procurar o melhor resultado possível”.
O programa encerra no domingo com a prova da elite masculina, a partir das 10h45, num traçado de 202,5 quilómetros e 3.306 metros de desnível acumulado, com transmissão na Eurosport.
António Morgado e o bombarralense Tiago Antunes estiveram em competição no passado domingo, na dura prova de fundo do Campeonato do Mundo de ciclismo de estrada, não tendo completado o percurso de 157 quilómetros e mais de 5000 metros de desnível acumulado. De resto, apenas 30 corredores completaram a prova que se realizou pela primeira vez no continente africano, no Ruanda. Afonso Eulálio foi o melhor português e igualou o segundo melhor registo de portugueses na prova de elite, com o 9.º lugar. Tadej Pogaçar, companheiro de João Almeida e António Morgado na UAE Emirates sagrou-se campeão do mundo.































