João Almeida desiste durante nona etapa do Tour de France

0
82
epa12235517 Portuguese rider Joao Almeida of UAE Team Emirates abandons the race during the 9th stage of the Tour de France cycling race over 174.1km from Chinon to Chateauroux, France, 13 July 2025. EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

O ciclista caldense João Almeida (UAE Emirates XRG Sprint) desistiu hoje da 112.ª Volta a França, durante a nona etapa, depois de na sexta-feira ter sofrido uma queda na qual fraturou uma costela.
O quarto classificado do Tour2024 abandonou quando estavam decorridos 89 quilómetros dos 174,1 quilómetros entre Chinon e Châteauroux, com a sua desistência a ser confirmada pela organização.
Na sexta-feira, o português de 26 anos ficou envolvido numa queda a pouco mais de seis quilómetros do final dos 197 entre Saint-Malo e o Muro da Bretanha, fraturando uma costela e ficando com escoriações “profundas” no corpo, segundo a UAE Emirates.
Esta é a terceira desistência do corredor de A-dos-Francos em grandes Voltas, depois de ter abandonado o Giro2022 e a Vuelta2024 por ter contraído covid-19.
Primeiro ciclista nacional a fechar as três grandes Voltas no top 5, Almeida é já o segundo melhor português de sempre nestas corridas, atrás apenas de Joaquim Agostinho.
Terceiro no Giro2023, estreou-se no ano passado na Volta a França com um quarto lugar, a mesma posição que ocupou na geral do Giro2020, no qual andou 15 dias vestido de rosa, e na Vuelta2022.
Foi nono na prova espanhola no ano seguinte, mas é na ‘corsa rosa’ que soma mais lugares de destaque, já que também foi sexto (empatado em tempo com o quinto classificado) em 2021.

A etapa foi ganha por Tim Merlier, da Soudal Quick-step.

*com agência Lusa

- publicidade -