Início Desporto João Almeida começa época em grande forma

João Almeida começa época em grande forma

0
João Almeida começa época em grande forma

Caldense luta por um lugar no pódio da primeira corrida do World Tour de 2021 contra alguns dos melhores ciclistas do circuito mundial

Após o adiamento de várias provas que atrasaram o regresso do herói do Giro D’Italia de 2020 à competição, João Almeida está de regresso à estrada, em competição no Tour dos Emirados Árabes Unidos, a primeira prova do World Tour, e tem-se mostrado a grande nível, tal como na sua última aparição, nas estradas italianas.
Com o mesmo espírito lutador, João Almeida arrancou a competição ao ataque no calor tórrido do Médio Oriente, com a Deceuninck a contribuir para o quebrar do pelotão numa tirada marcada por fortes ventos laterais. A estratégia compensou, com muitos dos principais favoritos a serem apanhados nos cortes, que ultrapassaram os oito minutos. Na frente, João Almeida aproveitava ainda os sprints intermédios para ganhar pontos e segundos de bonificação. No final da primeira etapa estava em quarto lugar, com o eslovaco da Team Emirates Tadej Pogacar – vencedor da Volta à França do ano passado – em quinto a um segundo.

Nos primeiros dias de prova o caldense liderou as classificações dos sprints intermédios e dos pontos

João Almeida vestia ainda a camisola preta do líder dos sprints intermédios e, na manhã do segundo dia, herdou a camisola verde de líder dos pontos de Mathieu van der Poel, que desistiu após testes positivos à covid-19 no seio da equipa Alpecin-Fenix.
Nesse segundo dia, um contrarrelógio individual, João Almeida voltou a estar em plano de evidência. A tirada foi ganha pelo incontornável Fillipo Ganna, da INEOS, mas o caldense, de 22 anos, conseguiu acompanhar o ritmo de Pogacar, perdendo apenas seis segundos, e ganhou mais de meio minuto a Adam Yates (Ineos). Os três repartiam o pódio.
A vantagem não se revelou, porém, suficiente para reter o 2º lugar na primeira etapa de montanha. Pogacar e Yates, que discutiram a vitória no ano passado, descolaram nos últimos quatro quilómetros e chegaram com 48 segundos de vantagem para o grupo que João Almeida liderou na perseguição.
O caldense segurou o lugar no pódio, com mais de 40 segundos de vantagem para o quarto, mas estava já a um minuto de Pogacar.
A prova continua a disputar-se até sábado. Hoje, quinta-feira, decorre a segunda e última etapa de montanha, que deverá decidir as posições no topo da tabela. ■

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.