Foi na localidade de Vila Flor entre o dia 1 e 3 de Julho que decorreram os campeonatos nacionais de ciclismo estrada.
O atleta caldense João Almeida (Bairrada) sagrou-se campeão nacional de fundo na categoria de juniores, vencendo isolado a prova de 123,5 quilómetros, disputada em Vila Flor.
O calor intenso e o percurso de permanente sobe e desce destroçaram por completo o pelotão. João Almeida, depois do triunfo no nacional de contrarrelógio, na sexta-feira, completando a prova em 27m07s, menos 59 segundos do que o conseguido pelo colega de equipa Daniel Viegas, segundo classificado, voltou a demonstrar grande classe. Impôs-se em solitário, ao fim de 3h37m10s de corrida. O segundo classificado, a 28 segundos, foi Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), e o terceiro, a 1m09s, foi Bernardo Gonçalves (Jorbi/Team José Maria Nicolau).
Com pouco mais de 30 quilómetros percorridos, um grupo de 19 corredores adiantou-se ao pelotão e consolidou a posição na frente da corrida. Percebendo que a vitória dificilmente poderia estar ao alcance dos ciclistas que permanecessem no grupo principal, João Almeida atacou, a cerca de 60 quilómetros do fim, foi galgando terreno e passando os corredores do grupo inicial de 19 unidades.
Pedro Lopes foi resistindo à investida de João Almeida mas cedeu no derradeiro quilómetro, à entrada das últimas centenas de metros, em empedrado. “Dos dois títulos deste fim-de-semana, o de hoje foi o que me custou mais, sem dúvida. Foi preciso sofrer muito num percurso que se ia tornando mais difícil à medida que os quilómetros passavam”, confessou o campeão nacional.
“Dedico esta vitória àqueles que muito me ajudaram, o Fábio Resende, o João Dinis e o Iuri Leitão”, afirmou João Almeida, nomeando os colegas de equipa que entraram na fuga de 19 elementos e que o ajudaram a ganhar terreno rumo à camisola de campeão.
João Almeida faz o bis em campeonato nacional e é o campeão nacional de juniores (contrarrelógio e fundo)
- publicidade -































