Segunda edição foi alargada além do desporto competitivo e teve 20 categorias e três personalidades homenageadas
A Gala do Desporto, Exercício e Atividade Física que se realizou no CCC, na noite de 4 de outubro, foi um momento de homenagens e celebrações. Este ano, o evento, que é organizado pela autarquia, foi alargado além do desporto competitivo e incluiu a vertente do exercício e atividade física.
No total, foram premiadas 20 categorias, sendo ainda entregues três homenagens. Marta Carriço (ACDR Arneirense) e António Morgado (AECO) foram os atletas do ano, com a SIR Pimpões a receber o prémio de Associação Desportiva/Clube do ano.
A equipa de atletismo feminina do ACDR Arneirense e a equipa sénior masculina do Caldas Rugby Clube foram as equipas do ano e Diogo Daniel (MVD) e Lara Sousa (AKCR) receberam os prémios para Atletas do Ano de Desporto Adaptado.
Diana Constantino (do MVD) e Filipe Rebelo (do Clube de Ténis das Caldas) foram os treinadores premiados, com António Lopes (MVD) a vencer a categoria de treinador do ano de desporto adaptado.
Anabela Patacho (ACDR Arneirense) e José Santos (MVD) foram considerados os dirigentes do ano e Catarina Silva, no ténis, e Guilherme Chust, no basquetebol, os árbitros do ano.
O prémio Ética no Desporto foi entregue à AD Alvorninha e o de Desporto Escolar ao Centro de Formação Desportivo do Agrupamento de Escolas Raul Proença.
O Clube Ginástica dos Bombeiros recebeu o prémio Exercício e/ou Atividade Física. O Grupo Balance Company recebeu o prémio de Organização Privada do Ano. Patrícia Mendes (SIR Pimpões) e João Correia (Balance Club) foram os Técnicos de Exercício Físico.
No momento das homenagens, no final da gala, Pedro Simão recebeu a Homenagem do Setor da Atividade Física, notando a alta penetração de atividade física na cidade das Caldas, comparando com as taxas de sedentarismo registadas na maior parte do país. “Caldas é uma cidade desportiva e de atividade física”, afirmou.
A Figura Desportiva foi Thomas Militão, o icónico jogador do Caldas, “pelo exemplo que dá”.
Já a Homenagem Carreira foi entregue a Joaquim Lopes, num momento emocionante, em que se lembrou o percurso do homenageado, sempre ligado ao desporto. “Um grande formador, um grande homem, um grande amigo que merece este prémio”, referiu o presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques. O autarca notou que o objetivo da gala é homenagear quem se destaca e revelou projetos ligados ao desporto na área educativa. “Vamos começar na escola com novos planos”, referiu, explicando que têm programas na área náutica, um programa de adaptação ao meio aquático e o projeto Caldas On Wheels no 1º ciclo.
“Estamos a 60% do Plano Estratégico do Desporto”, contou Vítor Marques, acrescentando que “já foi aprovada a revisão do regulamento das instalações desportivas, do regulamento de apoio ao praticante desportivo e o de apoio ao movimento associativo, com a implementação da plataforma eletrónica de acesso aos apoios municipais” e que, “até ao final do ano, esperamos ter a revisão do regulamento conselho municipal do desporto”.
Em termos de equipamentos, a pista de atletismo está quase terminada e o autarca mostrou-se esperançado de que, no próximo ano, possa ser inaugurado um novo campo sintético e as instalações do Clube de Karaté. “Queremos ser Cidade Europeia do Desporto em 2028”, afirmou, revelando uma candidatura a Centro de Estágio no Mundial 2030.
A gala contou com diversos momentos de dança, proporcionados por diferentes associações (SIR Pimpões, Escola Vocacional de Dança, Associação de Dança das Caldas da Rainha e Mooves Dance Studio). ■






























