Henrique Nascimento e Miguel Faria, jovens ginastas do escalão de juniores são para a época de 2017, ginastas da categoria de elite, cumprindo no ano de 2016, os requisitos mínimos que possibilitaram a ascensão ao escalão máximo da modalidade.
Miguel Faria, pontuou em execução e dificuldade nas duas séries da prova qualificativa realizada em Março e Henrique Nascimento atingiu os requisitos obrigatórios no último campeonato nacional da disciplina, prova realizada nas Caldas da Rainha no dia 23 de Abril.
Para ser ginasta de Elite, os praticantes tem que realizar requisitos no plano da dificuldade (obrigatório acabar as séries pelo menos com dois duplos mortais) e no plano da execução com técnica de excelência. Resumindo, os movimentos gímnicos tem que ter bastante dificuldade e serem executados de forma muito correcta.
O tumbling exige que todas as componentes condicionais (força, velocidade, flexibilidade, resistência) estejam altamente desenvolvidas, assim como a coordenação motora bastante trabalhada, de modo a que o ginasta consiga realizar 8 movimentos em cerca de 4/5 segundos.
É uma das disciplinas da ginástica de maior espectacularidade, de bastante risco, exigindo do executante bastante controlo quando na realização das séries. Por este motivo e num universo bastante alargado de praticantes só existem cerca de 10 ginastas nesta categoria. Ao serem ginastas de Elite, os jovens passam a ter acesso às selecções nacionais e se obtiverem resultados internacionais de relevo, poderão alcançar brevemente o “percurso de alta competição”.
O Acrotramp Clube das Caldas tem sido ao longo dos anos uma verdadeira “fábrica” de campeões, colocando vários ginastas neste patamar, ao longo do seu historial.
Henrique Nascimento e Miguel Faria foram recentemente convocados para integrarem um estágio de observação que se realizará nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, em Mem Martins.
Parabéns aos ginastas e ao seu treinador (professor Stélio Lage) por esta conquista. Fazemos votos para que tenham sucesso nesta nova etapa da sua carreira gímnica e esperamos sinceramente que a “pista” de tumbling (da Federação) que contribuiu para este sucesso retorne às Caldas da Rainha.































