
Os Dragões do Oeste, filial do FC Porto nas Caldas da Rainha, organizaram um seminário direccionado a treinadores de futebol no passado sábado. A iniciativa trouxe grandes nomes do futebol português ao auditório da Expoeste, partilhando a sua experiência com mais de uma centena de seminaristas.
Lito Vidigal, Henrique Calisto, Prof. Neca, Rui Quinta, Leonel Pontes, Nuno Presume, José Ferraz, José Pereira e Paulo Ribeiro, todos treinadores UEFA Pro e muitos deles facilmente reconhecidos pelo grande público, foram os oradores do seminário. Ali se falou da carreira de treinador, abordaram-se modelos de jogo, ideias de jogo, metodologias de treino, temperados aqui e ali com várias histórias da experiência pessoal de cada orador.
Foi um dia inteiro em que muitos treinadores da região, e não só, das mais diversas faixas etárias puderam beber da experiência de técnicos com experiências nos principais campeonatos portugueses e também com muitas experiências internacionais.
João Sousa, presidente dos Dragões do Oeste, acredita que o evento constituiu “uma boa partilha de ideias, foi bom para nós próprios questionarmos algumas dúvidas que tenhamos sobre futebol”, acrescentando acreditar que todos os participantes saíram valorizados deste seminário.
A qualidade do painel de oradores foi uma mais-valia para o evento, que teve participantes de várias cidades do país, como Coimbra, Figueira da Foz, Santarém, ou Estoril. E foi também um aspecto que obrigou a uma grande preparação em termos organizativos. “Procurámos uma data sem campeonatos da I Liga, para que eles estivessem disponíveis, teve que ser feito tudo de forma atempada”, realça João Sousa.
O presidente dos Dragões do Oeste realça que esta é uma forma diferente de estar localmente no desporto para uma instituição que não tem possibilidades de ter equipas a competir. “Já tínhamos feito outra no CCC com o professor João Seixas, que foi um êxito, e é isso que pretendemos fazer, dar informação às pessoas das Caldas e a todas as que queiram vir”, sustenta.
A ideia é mesmo fazer deste seminário um evento anual, que no próximo ano poderá mesmo acontecer durante dois dias.
João Sousa deixou um agradecimento à equipa organizativa pelo trabalho realizado, e À Câmara das Caldas e à UF Nª Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório pelo apoio que tornou a iniciativa possível.
J.R.






























