Quase três mil pessoas, de todo o país estiveram envolvidas neste evento que foi realizado pela terceira vez – e à ultima hora – na vila
Pela terceira vez na história na região, cerca de 2.700 ginastas provenientes de todo o país, com 134 grupos em representação de 71 clubes, participaram, no pavilhão desportivo municipal do Bombarral, no Gym For Life, concurso nacional organizado pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP). Inicialmente agendado para decorrer no pavilhão multiusos de Odivelas, o prolongamento do centro de vacinação covid-19 no recinto levou à procura de um local alternativo pela organização, tendo a escolha voltado a recair sobre a vila do Bomabrral, que já havia acolhido o evento em 2014 e 2015.
O caldense Ricardo Lima, diretor-técnico nacional da “Ginástica para Todos”, uma das disciplinas da FGP, foi o responsável por esta edição que teve casa cheia ao longo de todo o evento, com a particularidade dos 2.500 bilhetes disponíveis apenas poderem ser comprados online. O público vibrou entusiasticamente com as prestações dos ginastas ao longo do evento.
“O Bombarral tem uma tradição na ginástica muito antiga e o pavilhão municipal tem as condições ideais para nós, nomeadamente uma boa sala de aquecimento e outra de apresentação. Apesar da bancada não ser a ideal, já é a suficiente para acolher este evento”, adiantou o responsável à Gazeta.
Inscrito no calendário anual da Federação, o Gym For Life é um concurso nacional de ginástica para todos – anteriormente designado por ginástica geral – que está dividido em três categorias e onde os grupos concorrem pelas melhores menções, recebendo no uma menção de ouro, prata ou bronze. “O objetivo é que façam uma apresentação nas melhores condições e disfrutar da ginástica, que é paixão deles e no final ainda recebem um prémio”, explicou Ricardo Lima, que está na FGP desde 2004.
Apesar deste evento gímnico ter sido organizado, á última hora, na vila bombarralense, os responsáveis da Federação elogiaram a disponibilidade da Câmara e, ainda, do Sport Clube Escolar Bombarralense, que assegurou o funcionamento do bar do pavilhão. “Fomos muito bem acolhidos e pensamos que trouxemos uma boa moldura humana e um bom espetáculo ao Oeste”, concluiu Ricardo Lima. Somando os técnicos e os dirigentes dos clubes participantes, foram quase 3.000 pessoas que passaram pelo Bombarral.
No próximo dia 22, a FGP vai escolher no pavilhão municipal do Bombarral os grupos que se candidataram a representar o nosso país na Gymnaestrada Mundial, que vai decorrer no próximo ano na cidade holandesa de Amesterdão. ■































