Ginástica: Acrotramp supera centena de títulos

0
367

Clube atinge marca histórica com a conquista individual de Sofia Vala e a coletiva da equipa feminina, com Margarida Henriques e Andreia Berto

O Campeonato Nacional de Trampolim Individual e Sincronizado, que se realizou no passado fim de semana em Porto de Mós, vai ficar para a história do Acrotramp Clube das Caldas, que ali ultrapassou a marca dos 100 títulos nacionais.
As grandes emoções para a turma caldense chegaram no domingo, com a entrada em prova das ginastas do escalão sénior. A primeira conquista do dia foi o título por equipas, confirmado com o título nacional de Sofia Vala e os 4º e 5º lugares de Margarida Henriques e Andreia Berto. Os dois títulos juntaram-se aos 99 que o Acrotramp levava no palmarés, passando o clube a ostentar 101 no seu historial.
Ainda no domingo, Sofia Vala e Andreia Berto garantiram o pódio com o 3º lugar na prova de trampolim sincronizado.
No primeiro dia, dedicado aos escalões mais jovens, destaque para o 4º lugar da dupla Rita Laranjeira/Lara Murtinho no trampolim sincronizado, também participou a dupla Zoe Mendes/Matilde Mesquita. Joana António e Marta Pereira também estiveram presentes na prova.
Sofia Vala ficou bastante satisfeita com o título nacional que perseguia “há muito tempo e perdia sempre por pouco”. A ginasta está a ter um ano particularmente positivo. “Além de cumprir as séries, queria também ter boas marcas, consegui e isso revela todo o esforço realizado nos treinos”, realça, acrescentando que, agora vai apontar baterias para o apuramento para o Campeonato do Mundo por grupos de idades.
Andreia Berto disse que “era importante” revalidar este título [por equipas], que já tinham somado no ano passado. “E estivemos as três muito bem”, frisou. Para o trio, marcar o 100º título nacional do clube, “é um orgulho muito grande, ver que todos estes anos de trabalho contribuiu para chegar a essa marca”, destaca Margarida Henriques.
Andreia Berto gostava que este marco pudesse contribuir que se valorize “um bocadinho mais ginástica, e a ginástica aqui nas Caldas, porque são poucos os clubes a nível nacional que se podem orgulhar de ter esse número”.
Também para Stélio Lage, treinador e presidente do Acrotramp, chegar aos aos 100 títulos nacionais “é um orgulho enorme” e mostra a consistência que o clube tem tido ao longo dos seus 30 anos.
O clube prepara, agora, o 30º Festival Internacional de Ginástica das Caldas da Rainha, a 18 de junho, e depois participa na “Coimbra Fest”, nos dias 25, 26 e 27 de junho em Coimbra, e na “Scalabis Cup” no início de julho. ■

A equipa caldense no pódio coletivo por equipas
- publicidade -