Gala do desporto distinguiu os melhores do ano

0
300
Jorge Reis recebeu o prémio de clube do Ano para o Caldas SC

Iniciativa do Município das Caldas da Rainha atribuiu 19 distinções. Vítor Marques anunciou candidatura a Capital Europeia do Desporto.

Beatriz Santos, João Almeida e o Caldas SC foram os grandes destaques da primeira edição da Gala do Desporto e Atividade Física, organizada pelo Município das Caldas da Rainha. Num evento que decorreu na tarde de domingo, no CCC, foi atribuído um total de 19 distinções.
O edil caldense, Vítor Marques, disse que esta gala foi pensada para “enaltecer a superação dos atletas, o vencer da sua própria marca do dia anterior, porque quando isso acontece a probabilidade de obter sucesso é maior”. O autarca realçou que, além de atletas e treinadores, é relevante “o trabalho dos clubes, o apoio dos patrocinadores e de muita gente anónima”, além do contributo da própria autarquia.
Neste último campo, Vítor Marques revelou que o Município pretende realizar investimento na melhoria do parque de instalações desportivas, nomeadamente a construção de um novo campo de futebol, que poderá avançar em 2023, mais um pavilhão, além de já terem sido integrados os equipamentos escolares, e a requalificação de alguns polidesportivos. É intenção da autarquia ter, ainda, mais espaço para a ginástica, valorizar o ciclismo e o btt, assim como os desportos náuticos.
O edil lembrou que o desporto tem um “peso relevante na economia do concelho” e contribui para valorizar o turismo, pelo que está a trabalhar para que Caldas da Rainha seja palco de mais eventos desportivos. E anunciou que estão já a ser encetados contactos para formalizar uma candidatura das Caldas da Rainha a Capital Europeia do Desporto 2027.
Mas as grandes estrelas da noite foram os premiados na Gala (ver lista completa na tabela ao lado). E entre estes, os grandes destaques foram os atletas do ano. No masculino, o vencedor foi o ciclista João Almeida, que entre outros resultados, se sagrou campeão nacional de fundo, enquanto no feminino a vencedora foi Beatriz Santos, futsalista do Sporting que se sagrou este ano campeã mundial de futsal universitário, pela seleção portuguesa.
O clube do ano foi o Caldas SC, que tem quatro equipas a disputar os campeonatos nacionais de futebol, dos iniciados aos seniores, e venceu o ranking Puro Futebol, associado à Liga 3.
Destaque, ainda, para as duplas conquistas de Ramiro Martins, presidente do Clube de Ténis das Caldas da Rainha que foi dirigente masculino do ano e recebeu a homenagem carreira, e para Ana Paula Canas, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Natação, dirigente feminino do ano e árbitro feminino do ano.

Vencedores

Atleta masculino
João Almeida – ciclismo
Atleta feminino
Beatriz Santos – futsal
Atleta do ano (DA)*
Diogo Daniel – parabadminton
Clube do ano
Caldas SC – futebol
Equipa masculina
Sp. Caldas – voleibol
Equipa feminina
Arneirense Sub18 – atletismo
Treinador do ano
Pedro Felner – ténis
Treinadora do ano
Carla Ferreira – triatlo
Treinador do ano (DA)
Tatiana Clemente – kempo
Homenagem Carreira
Ramiro Martins – ténis, futebol
Figura Desportiva
Patrício Lamboglia – rugby
Árbitro do ano
Duarte Sousa – ténis
Árbitra do ano
Ana Paula Canas – natação
Atividade Física
Projeto Seniores+, Pimpões
Dirigente masculino
Ramiro Martins, CT Caldas da Rainha
Dirigente feminino
Ana Paula Canas – FP Natação
Desporto Escolar
AE Raul Proença
Ética no desporto
Ana Rito, AD Alvorninha – futsal
*Desporto Adaptado

- publicidade -