“Gabrielle” condicionou Peniche Longboard Fest

0
850
Prova proporcionou, mesmo assim, boas imagens

Organização concentrou prova num só dia e suspendeu etapas finais por razões de segurança

A terceira etapa do Circuito Nacional de Longboard, o Peniche Longboard Fest, decorreu este sábado, 28 de setembro, na Capital da Onda, em condições particularmente desafiantes devido à passagem da tempestade Gabrielle.

Inicialmente previsto para dois dias, 27 e 28 de setembro, no pico do Lagide, o campeonato foi reduzido a apenas um dia de competição, devido à instabilidade meteorológica e aos ventos fortes que marcaram o fim de semana.

- publicidade -

A organização montou uma estrutura na praia de Baleal Sul, onde decorreram as primeiras rondas: a primeira e segunda eliminatórias da categoria Open, as meias-finais de Sub-18 e três baterias dos quartos de final da mesma categoria. No entanto, o agravamento do tempo, com rajadas superiores a 50 km/h e forte precipitação, obrigou a interromper a prova e a transferi-la para o spot principal, no Lagide.

Foram feitas visitas técnicas a outros locais da costa penichense, mas sem condições adequadas. Em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf, a organização decidiu aguardar pela entrada da ondulação no Lagide, o que viria a acontecer ao final da tarde, cerca das 17h. Nessa fase, ainda foi possível realizar o último heat em falta dos quartos de final Open e as meias-finais femininas.

Apesar dos esforços para cumprir o calendário competitivo, a segurança prevaleceu. Após reunião com as autoridades, a etapa foi suspensa e os pontos atribuídos de acordo com a fase em que cada atleta se encontrava. “Tudo foi feito para proporcionar as melhores condições a atletas, treinadores e staff”, sublinha a organização, que agradeceu a todos pela “perseverança, resiliência e espírito desportivo”.

O Peniche Longboard Fest contou com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, da Capitania do Porto de Peniche e da ANSPP – Associação de Nadadores Salvadores das Praias de Peniche, através do projeto “Peniche Praias + Seguras 365”. O evento foi coorganizado pela Câmara Municipal de Peniche, Centro de Alto Rendimento de Peniche, Peniche Surfing Clube e Federação Portuguesa de Surf, e teve ainda como parceiros institucionais a Fundação do Desporto, Seen In Baleal, Berlenga Reserva da Biosfera, Geoparque Oeste, Bombeiros Voluntários de Peniche e Surfrider Foundation Portugal.

- publicidade -