Gaeirense inicia a época este sábado e a AD Óbidos a 25 de outubro
O Gaeirense apadrinhou a nova equipa sénior da AD Óbidos que se vai estrear esta temporada no escalão de seniores. As duas equipas do concelho de Óbidos jogaram no domingo, no pavilhão municipal, numa partida que os gaeirenses venceram por 0-3.
Mas o destaque do dia era mesmo a estreia da equipa sénior da AD Óbidos, que tem ao leme Xá Morais técnico que tem no currículo, entre outros méritos, a ascensão da formação do Olho Marinho aos nacionais.
“Fundamentalmente é dar continuidade ao crescimento do clube, este ano temos juniores e seniores e é uma situação normal num clube que quer crescer”, disse o treinador à Gazeta das Caldas.
Na época de estreia, “temos que ser realistas e, ao mesmo tempo, ambiciosos”, disse, afirmando que o clube conseguiu reunir no plantel “um lote de jogadores com alguma idade, mas com boas valências para a 1ª Divisão distrital”, apesar de existir também “alguns desequilíbrios no grupo”. O objetivo é “subir de divisão, por achar que temos jogadores com valor e porque na 1ª Distrital não há outro objetivo, fazer tudo para que isso possa acontecer”, rematou.

Para o técnico, é um novo desafio, que aceitou por acreditar no projeto e para “retribuir a alguém que me ajudou, os mentores deste projeto, o Telmo, o Diogo e o Marco”. “É um projeto bastante viável, está na sede de concelho, tem boas infraestruturas”, acrescentou. Além disso, Óbidos é um concelho que diz muito ao técnico, “tenho muitos anos de ligação ao concelho de Óbidos na minha atividade desportiva”, recordou.
O campeonato da 1ª Divisão distrital arranca a 11 de outubro, mas a AD Óbidos só entra em ação à segunda jornada, no dia 25.
Já o Gaeirense fez o último jogo de preparação na apresentação da turma obidense, antes da estreia que será no sábado, em casa, contra o Vinhais. Cláudio Silva, o primeiro treinador a conseguir manter o Gaeirense numa competição nacional. “A pré-época foi positiva. O objetivo, não vou esconder, é sempre fazer melhor que o ano passado. O nosso objetivo é ficar acima de quinto, sabendo que a série não tem equipas tão fortes como a outra, mas é mais equilibrada, então acho que vai ser muito mais difícil”, adiantou.
O arranque será contra uma das equipas que o técnico considera uma das favoritas ao primeiro lugar, mas o técnico quer repetir a boa entrada da época passada. “É tentar ganhar, porque em casa nós somos fortes”.
O treinador do Gaeirense está feliz com o plantel que conseguiu construir para a nova época. “É um grupo interessante. Conseguimos jogadores que nos viessem aportar uma mais-valia e competitividade, estou muito contente. A equipa está mais equilibrada, o que temos feito na pré-época é praticamente tirar quatro e colocar quatro”, disse.
Presente na apresentação da equipa, tal como já tinha estado na véspera na apresentação do Gaeirense contra a Burinhosa, esteve a vereadora do desporto na Câmara de Óbidos. Margarida Reis mostrou-se satisfeita por ver crescer a modalidade no concelho, lembrando que, além de ambas terem equipas seniores, têm também formação. “Nós não investimos numa equipa porque sim, queremos ter uma formação com pessoas da terra e que queiram dar esse contributo. Temos visto esse crescimento em termos da participação jovem, pelo menos ao longo destes últimos anos, em várias modalidades, sendo que esta se tem destacado”, disse.
A vereadora lembrou que o município colocou no ano passado em ação nas escolas o projeto Superquinas, em conjunto com a Associação de Futebol de Leiria, que está a dar frutos também no encaminhamento de jovens atletas para os clubes.
Margarida Reis realçou também o novo regulamento de apoios às associações no município, que está em fase de aprovação com novos critérios que vão permitir aos clubes aumentarem os apoios, além de cobrir também o valor das inscrições de todos os atletas federados. ■































