Casalenses igualam melhor arranque de sempre, mas Gaeirense espreita liderança.
O Casal Velho sagrou-se campeão de inverno na Divisão de Honra distrital e igualou o melhor arranque de sempre no escalão principal da AF Leiria, que tinha sido estabelecido na época 2011/12, em que conquistou o título. Mas o Gaeirense, que partilha a liderança, embora com mais um jogo realizado, também está a assinar uma grande carreira e soma 25 pontos à 10ª jornada. Melhor só em 2020/21, quando somava 26 pontos e se sagrou campeão, numa época disputada apenas a uma volta, o que não permite comparações diretas.
Vamos por partes. No Casal Velho mora a única equipa imbatível do campeonato, que chega ao fim do ano na liderança e cedendo apenas um empate em nove jogos. Igual só em 2011/12, quando o emblema de Alfeizerão se sagrou campeão e estabeleceu recorde de pontos na prova (55). Na época passada, os casalenses seguiam no 3º lugar, com 17 pontos, mas já tinham cedido dois desaires.
Para o técnico Pedro Sineta, a grande diferença é que, em 2021/22, a equipa “ainda estava em construção” e foi necessário ajustar o grupo de trabalho. “Tínhamos qualidade e já apresentavamos bons jogos, mas notava-se com as equipas de cima que ainda não era o nosso momento”, recorda o antigo jogador dos casalenses, que enfatiza o facto de o plantel ter mantido a base e ter recrutado reforços certeiros para 2022/23.
“Estamos a trabalhar juntos pela segunda época seguida e creio que isso está a ser fundamental”, nota o jovem técnico, que identifica um conjunto “com mais identidade de jogo e não à procura ainda do que fazer como na época passada”.
Já o Gaeirense superou o anterior recorde de pontos à 10ª jornada (23), que tinha registado em 2018/19. A turma de Cláudio Silva já leva oito vitórias consecutivas e pode igualar o melhor ciclo de sempre na Honra (10 vitórias), registado em 2020/21, época do título e da subida à 3ª Divisão nacional. ■































