Clube arrancou segunda época numa tarde que contou com a presença do Sporting.
A Associação Desportiva de Óbidos deu, no passado sábado, pontapé de saída na segunda temporada do seu historial com a apresentação das equipas de futsal jovem.
Foi uma tarde preenchida com futsal, na qual as equipas de infantis e iniciados receberam as congéneres do Sporting, ao passo que os juvenis jogaram contra a Ribeira do Sirol. Uma tarde animada, com muitos familiares nas bancadas e um bom ambiente, com as equipas do clube a puxarem umas pelas outras. Em campo esteve, ainda, o escalão de iniciação, os petizes e traquinas, que fizeram uma pequena demonstração antes do jogo final do dia.
Em campo, estiveram cerca de 55 jovens atletas da AD Óbidos. “Tem tido um crescimento apreciável, temos cada vez mais miúdos, o que é sinal de que o trabalho está a ser bem feito”, refere Telmo Bernardino, presidente e principal impulsionador do projeto que nasceu em Óbidos, há dois anos, para colmatar a falta de futsal de formação, mas também da prática de modalidades que não o futebol.
O projeto do clube assenta em princípios sólidos. Telmo Bernardino salienta o facto de todos os treinadores do clube estarem acreditados com os cursos UEFA B, além de outras formações. Acima dos resultados desportivos, “o nosso objetivo é formar, cimentar processos e dar aos miúdos oportunidade de crescerem como pessoas, como alunos, como atletas”. “Valorizamos o comportamento, o bom desempenho na escola, queremos também ser um apoio aos pais nisso”, realça o presidente da coletividade, que agradece aos pais dos atletas a confiança, mas também a disponibilidade que tem sentido destes para apoiar no que é necessário.
O crescimento do projeto, que na segunda época cobre já quatro escalões e angariou mais de meia centena de atletas, sobretudo dos concelhos de Óbidos e alguns também do Bombarral e Cadaval, faz Telmo Bernardino acreditar que a aposta de lançar o clube foi correta. “Havia espaço, como acredito que haja espaço também para outras coletividades”, sustenta. “Apostámos na formação, não temos ainda juniores nem seniores e não deveremos ter ainda na época seguinte. Acreditamos muito na formação, em modalidades que têm oferta, sobretudo no concelho de Óbidos”, realça.
Além do futsal jovem, o clube vai ter esta temporada voleibol de veteranos, masculinos e femininos, dinamizados por Jorge Sousa. E está também garantida a criação de uma equipa de paddel ténis. O presidente da AD Óbidos adianta que há mais projetos preparados para sair do papel. “Havendo procura e interesse, estamos abertos a quem queira vir praticar desporto e a novas parcerias”, sustenta.
Começar esta época a receber o Sporting foi “a cereja no topo do bolo”. “É um estímulo para os nossos jovens, uma experiência única e inesquecível” , acredita Telmo Bernardino, que na próxima temporada gostaria de organizar um torneio internacional.































