Futebol: Torneio traz 1600 jovens às Caldas

0
399
(arquivo)

Footmania é uma iniciativa privada, mas reúne vários parceiros locais, incluindo a Câmara

O Footmania começou a 22 de junho com um desfile e uma cerimónia de abertura que decorreu na Praça 25 de Abril, e vai estender-se até domingo, 3 de julho. São duas semanas de muito futebol, com jogos no Campo da Mata, Quinta da Boneca, Campo Luís Duarte, Nadadouro e ainda nos dois campos do Complexo Desportivo de Óbidos. Ao todo, a iniciativa junta nas Caldas da Rainha cerca de 1600 jovens atletas, desde os Sub-10 aos Sub-17, com equipas locais, alguns clubes portugueses de nomeada e também equipas estrangeiras.
Desportivamente, a Footmania quer fazer do futebol uma festa, colocando jovens de diferentes latitudes a conviver em torno do desporto rei, dando-lhes oportunidades que, para muitos, vão ser únicas de jogar contra equipas como Benfica, FC Porto, Sporting, ou ainda São Paulo, do Brasil, ou Atlético de Madrid.
Esta foi uma das razões que levou o Município das Caldas da Rainha a apoiar o evento, que é de iniciativa privada. “É um evento que traz às Caldas da Rainha muita alegria”, refere o vice-presidente da autarquia, Joaquim Beato. Além disso, é um importante contributo para o turismo nas Caldas da Rainha. “São cerca de 1600 atletas, multiplicados pelos familiares que acompanham, é um número muito relevante, que além de retorno imediato para a economia local, traz um retorno a nível de nome e imagem”, acrescenta.
Ao contributo para a hotelaria e restauração locais, acrescenta-se o envolvimento que o torneio teve com a comunidade local, trabalhando com diversas empresas e instituições no apoio à organização. Vítor Mesquita, que organiza o evento em conjunto com Ricardo Ferreira, salienta justamente essas parcerias, com hotelaria, restauração, clubes, transportadoras.
Nas palavras dos organizadores, a Footmania pretende ser um “evento multidisciplinar, com o convívio de jovens de diferentes países, com uma multiculturalidade muito interessante, do qual todos levam uma recordação muito importante que levam para a vida”.
Durante as finais, disputadas no Campo da Mata, todas as equipas participantes estiveram a assistir, dando um colorido especial às bancadas e um ambiente muito positivo. Os vencedores da primeira semana foram o Cova da Piedade (Sub-10), Benfica (Sub-11), Pohang Steelers (Sub-12) e Atlético de Madrid (Sub-13). ■

- publicidade -