Região tem 24 clubes certificados como entidade formadora, ou em processo de certificação, em 87 no universo da Associação de Futebol de Leiria
Onze clubes da região foram certificados como entidade formadora no futebol e sete no futsal, segundo a lista divulgada pela Federação Portuguesa de Futebol. A estes, juntam-se mais seis, três em cada uma das modalidades, que já têm o processo de certificação em andamento, mas ainda não o concluíram. Caldas e Ginásio de Alcobaça, no futebol, e a Burinhosa, no futsal, conseguiram as pontuações mais elevadas de entre os clubes filiados na Associação de Futebol de Leiria.
No futebol masculino, são 10 os clubes da região que obtiveram a certificação pela Federação. O Caldas encabeça a lista, conseguindo, pela primeira vez, uma classificação de quatro estrelas. O clube do pelicano acompanha o Ginásio de Alcobaça, que já tinha almejado essa classificação. No universo da AF Leiria, apenas mais dois clubes de futebol conseguiram tal classificação, o SL Marrazes e a U. Leiria.
Além destes, O GD Peniche obteve uma classificação de três estrelas. Beneditense, Atouguiense e Alfeizerense obtiveram uma classificação de duas estrelas.
Há ainda quatro clubes do Oeste Norte certificados como Centro Básico de Formação de Futebol, o Pataiense, Nazarenos, GD Peso e UD Turquel.
No universo da AF Leiria, além dos quatro clubes com classificação de 4 estrelas, há 12 de três estrelas, 16 de duas estrelas e 8 centros básicos.
A juntar a estes, há mais 15 clubes em processo de certificação, entre os quais Areco, Biblioteca do Valado dos Frades e Bombarralense.
Ainda no futebol, mas no feminino, a AF Leiria tem quatro clubes certificados com 3 estrelas. De entre eles está o GDC de A-dos-Francos.
No futebol, a região tem 25% dos clubes certificados ou em processo de certificação no distrito, 11 de 45.
Sete clubes certificados no futsal
No futsal, são sete os clubes que já garantiram a certificação como entidade formadora.
A Burinhosa foi o clube que obteve melhor classificação, qer na região, quer no âmbito da AF Leiria. O clube da “Aldeia do Futsal” obteve uma classificação de quatro estrelas e foi o único também no distrito com essa classificação.
Com uma classificação de três estrelas surgem dois históricos do futsal da região e do distrito, o Casal Velho e o CRP da Ribafria, e também a Associação Desportiva de Alvorninha, cujo processo de crescimento na modalidade tem sido notório.
Juntam-se a estes quatro clubes mais três com classificação de Centro Básico de Formação de Futsal, todos do concelho de Peniche. São o Peniche Amigos Clube, o Sporting da Estrada e o Ferrel.
A região tem, assim, um terço do total de clubes certificados na AF Leiria, sete num total de 21.
Além destes, estão ainda em processo de certificação mais quatro clubes do distrito, incluindo o Catarinense, a Associação Desportiva de Óbidos e ainda o Bombarralense.
Esta foi a quarta temporada em que a Federação aplicou o novo modelo de certificação de entidades formadoras, em parceria com as associações distritais e regionais. Esta época, o processo resultou na certificação de 1160 entidades em todo o país, mantendo a tendência de crescimento. ■































