Sãomartinhense está a realizar a sua melhor época como sénior, sonha colocar o Caldas na fase de apuramento de subidas… e com a 1ª Liga.
João Silva é um dos nomes do momento no Caldas. O ala esquerdo de 24 anos é o melhor marcador da equipa, depois de ter assinado um hat-trick na vitória (4-2) sobre o Fontinhas na última partida do ano. O jogador acredita que está a viver a melhor temporada desde que subiu a sénior e quer, também, bater o seu recorde de golos (9), mas sonha mais além e quer, um dia, chegar à 1ª Liga.
O sãomartinhense, que na época passada já foi o 5º jogador mais utilizado por José Vala, mas ficou em branco no que a golos se refere, é nesta época um dos 4 jogadores que o técnico utilizou em todas as 14 partidas que o Caldas já disputou e é o terceiro mais utilizado, com 1156 minutos jogados, apenas atrás do capitão Militão e do médio Leandro Borges.
O que é ainda mais notório é o crescimento da influência do ala esquerdo na manobra da equipa. Além dos 5 golos que já apontou, e que fazem dele o melhor artilheiro da equipa, na retina dos adeptos alvinegros estão exibições como as que realizou contra o Sporting da Covilhã e contra o Benfica para a Taça de Portugal, ou ainda contra a Académica e contra o Fontinhas.
“As coisas estão a correr melhor do que na época passada, em que não consegui fazer golo. Este ano estou com 5 e espero fazer mais ainda”, diz o João Silva.
O jogador chegou ao Caldas como avançado e com golos nas credenciais. A sua melhor época mais concretizadora ainda é 2017/18, ao serviço do Ginásio de Alcobaça (9 golos), aproximou-se da marca nas duas temporadas seguintes, com 7 golos no Peniche e no Armacenenses. Mas, depois de concluir as camadas jovens, nunca tinha saboreado um hat-trick até ao passado dia 17 de dezembro.
“Estava no jogo e não acreditava no que estava a acontecer, nem nos melhores sonhos acreditava que podia fazer um hat-trick, mas sinto que, naquele jogo, qualquer remate que fizesse a bola ia entrar”, conta.
O golo foi algo com que sempre conviveu na sua carreira. “Desde pequenino sempre gostei de rematar muito, tenho uma facilidade de remate boa, e sempre que tenho uma oportunidade tento ser feliz”, diz João Silva.
O apetite não esmoreceu, mesmo com o recuo no terreno de avançado para ala esquerdo no sistema a três centrais do Caldas. A posição não lhe era estranha, porque já tinha jogado dessa forma no Sertanense. “Tenho-me adaptado e as coisas estão a correr-me bem”, realça João Silva, para quem a liberdade que José Vala lhe dá para atacar é algo que lhe assenta bem. “Gosto de jogar de trás para a frente, isso favorece o meu estilo de jogo, e neste sistema consigo chegar mais à frente”, sustenta.
O ala não tem dúvidas que esta está a ser a sua melhor época de sempre. “Já fiz mais golos noutras temporadas, mas esta liga é mais competitiva e os números que tenho feito são mais importantes, até para ajudar o Caldas a atingir os objetivos propostos”, afirma, acrescentando que a boa forma da equipa também o está a favorecer.
Aos 24 anos, João Silva é ainda jovem e espera beneficiar da projeção que a Liga 3 está a dar aos jogadores. O sãomartinhense pensa, sobretudo, nos objetivos da equipa. “Gostava muito que o Caldas fosse à fase de subida, seria um prémio pelo trabalho que estamos a fazer” e não esconde o desejo de subir com o clube à 2ª Liga. Mas o jovem sonha com mais para a carreira. “A ambição pessoal é chegar à 1ª Liga”, remata. ■































