Francisco Vaz Fontes alcançou resultado histórico

0
852

notícias das CaldasO Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA) recebeu entre os dias 5 e 7 de Fevereiro um animado Concurso de Saltos Nacional A/C (CSNA/C), muito publico nas bancadas foi um excelente mote para três dias de competição intensa nas instalações de excelência do CEIA, concurso que contou também com uma prova de escolas durante os 3 dias.

No primeiro dia de concurso na prova de 1,00m, a vitória foi para Ines Boudry Carvalho/Bam Bam, no segundo e no terceiro dia de concurso, destaque para a amazona Caldense Mafalda Barosa que na sela de Bo Pontal Wetts venceu a prova de metro sábado e domingo.
Três dias três vencedores, foi assim a história da prova de 1,10m, no primeiro dia a vitória foi para João Duarte Silva/ Fiuza da Fiuza, no segundo foi a vez de Luisa Horta Hosório/ Quopahu da Meia Lua e a fechar no domingo venceu Daniela Marques/ Lidelio Marine.
O 1,20m foi a prova mais concorrida do CSN A/C do CEIA, no primeiro dia, o vencedor foi Duarte Seabra que montou Contenta, no segundo e terceiro dia de concurso Hugo Cardoso Tavares e Spica fizeram a dobradinha vencendo a prova.
Hugo Cardoso Tavares  no dorso de Concorde de Anobra venceu a prova de 1,30 no primeiro e ultimo dia de concurso, deixando a vitória de sábado para Hugo Carvalho e Tsar d’Audouville.
A prova grande começou a 1,40 no primeiro dia com a vitória de Duarte Seabra e Totty, no sábado segundo dia de concurso novo destaque para Hugo Cardoso Tavares desta vez ao montar Phebus du Fief para vencer a prova.
O maior destaque neste CSN A/C terá que ir para Francisco Vaz Fontes que aos 15 anos de idade e na sela de Uta, venceu pela primeira vez um Grande Prémio de um concurso de saltos nacional A. Proeza nunca antes atingida em Portugal por um jovem com 15 anos. Francisco Ferreira Vaz Fontes neste momento está em primeiro lugar no ranking Nacional da Juventude da fep.
Francisco apurou-se para o desempate depois de apenas ele e Cesar Abreu Domingos conseguirem terminar o primeiro percurso limpo, num grande prémio disputado numa tabela “A” ao cronómetro a uma altura de 1,45m, no desempate o aluno de Ricardo Rebelo foi o mais rápido num brilhante percurso sem faltas em 32.01 segundos, atirando Cesar Abreu Domingos e Gina van de Mespel para segundo lugar. Hugo Carvalho foi terceiro e quarto classificado com 4 pontos (Zaphira Equigenne e Tsar d’Audouville), seguido de Hugo Cardoso Tavares em quinto lugar com a mesma pontuação (Phebus du Fief).
A competição está de volta ao CEIA, no fim-de-semana de 20 e 21 de Fevereiro com um concurso de Dressage Nacional e regional em simultâneo, as provas de saltos voltam no último fim-de-semana de Fevereiro 27 e 28 com um Concurso de Saltos Nacional B.

- publicidade -