Início Desporto França dominou os Internacionais de Juniores

França dominou os Internacionais de Juniores

0
França dominou os Internacionais de Juniores
Selecção portuguesa que participou nos Internacionais

Cerca de 200 atletas de 16 países participaram na oitava edição dos Campeonatos Internacionais de Juniores de Portugal (Sub-19), que se realizou no Centro de Alto Rendimento das Caldas entre os dias 2 e 4 de Dezembro.
Nesta competição, que integra o circuito europeu de badminton, estiveram em prova quase 70 portugueses, com destaque para Miguel Rocha, o único português a chegar aos quartos-de-final na categoria de singulares homens. Na prova de pares mistos, as duplas Marco Jorge/Mariana Leite, Simão Ferreira/Ana Marques e Miguel Rocha/Mariana Chang, cederam apenas na terceira ronda.
O único caldense em competição, Guilherme Ferreira, foi eliminado nas primeiras rondas, tanto em singulares como em pares mistos.
No último dia do campeonato, o azul, o branco e o vermelho, foram as cores predominantes. A selecção francesa, que trouxe às Caldas da Rainha quase 40 atletas, venceu quatro das cinco finais, sendo que a prova de pares homens foi unicamente disputada por este país. Este último jogo foi, aliás, um dos mais equilibrados, com Eloi Adam/Samy Corvee a vencerem os companheiros de selecção Tom Rodrigues/Leo Rossi por 21-11, 15-21 e 21-19.
Menos discutida foi a final de pares senhoras, com as francesas Vimala Heriau/Margot Lambert a vencerem confortavelmente as suíças Aline Müller/Jenjira Stadelmann por 21-15 e 21-11. Vimala Heriau voltaria a estar presente na prova de pares mistos, com Eloi Adam, levando a melhor sobre a dupla belga Elias Bracke/Lisa Jaques (26-24 e 21-16).
Já a francesa Margot Lambert venceu a final menos disputada do torneio, diante Sara Penalver Pereira, por 21-6 e 21-8, num jogo em que faltou atitude e garra à atleta espanhola. Pelo menos foi por mais “ânimo” que os seus colegas de selecção pediram desde as bancadas.
Uma das partidas que mereceu mais aplausos e assobios entusiastas do público foi a final de singulares homens, discutida entre Shiau Cheng Cheng (Taipé Chinês) e Collins Valentine Filimon (Roménia). Os dois atletas disputaram cada ponto protagonizando jogadas espectaculares. O resultado final (22-20, 20-22 e 21-18) acabaria por dar a vitória a Shiau Cheng Cheng, de apenas 16 anos.
No total, realizaram-se 235 jogos, tendo sido utilizados 1300 volantes (penas). Horácio Gouveia, presidente da Federação Portuguesa de Badminton, destacou que esta edição “foi a mais participada de sempre e também aquela em que os portugueses obtiveram melhores resultados”. O responsável realçou também a presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, no primeiro dia de competição. Este “elogiou muito as instalações do Centro de Alto Rendimento, assistiu a alguns jogos, ficou a conhecer melhor a modalidade e prometeu voltar nos próximos Internacionais de Portugal [que se realizam em Março]”, acrescentou Horácio Gouveia.
Embora as finais tenham sido disputadas num ambiente animado entre o público, mais de metade dos lugares da nave ficaram vazios, faltando assistência a uma competição que é de elite em Portugal, na modalidade do badminton.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.