O A-dos-Francos perdeu na jornada inaugural da Liga Feminina Allianz, em casa com o Valadares Gaia. As caldenses recuperaram de uma desvantagem de dois golos, mas deixaram escapar um ponto num lance evitável.
A formação de A-dos-Francos surgiu desfalcada nesta partida de algumas jogadoras experientes, como Catarina Sousa, Iva e Ian Moirinho, Milene Ramos e Denise Ferreira, o que condicionou a formação nesta jornada inaugural contra uma das adversárias de respeito nesta prova.
O Valadares entrou à procura do golo, a pressionar mais o meio campo defensivo caldense aproveitando também a ajuda do vento pelas costas. A formação nortenha ganhou diversos pontapés de canto, mas só perto do minuto 25 conseguiu o primeiro lance de verdadeiro perigo.
Já a equipa de Renato Fernandes foi assentando ideias e logo a seguir a esse lance teve a primeira descida perigosa em ataque, com Ana Dias a ser travada em falta no limite da grande área. Luciana Garcia, especialista dos lances de bola parada, obrigou Neide a uma defesa apertada. Era o primeiro sinal de que com concentração defensiva e ataques cirúrgicos era possível vencer o jogo.
Só que houve brechas nessa concentração defensiva que o Valadores aproveitou. O primeiro golo surgiu num canto cobrado para a entrada da área, Maria Maia sozinha bateu Joana Silva com um remate colocado.
O segundo golo, já na segunda parte e numa altura em que o A-dos-Francos tentava subir no terreno, também resultou de uma descompensação defensiva, que permitiu a Cristiana Ferreira seguir isolada para a baliza.
A equipa caldense sentiu o golo sofrido, mas conseguiu voltar ao jogo com dois pontapés de canto, ambos cobrados por Luciana Garcia. Do primeiro, ao primeiro poste, resultou um ressalto que Bárbara Reis aproveitou. O segundo, colocado no poste mais distante, foi correspondido com uma excelente entrada de cabeça de Sofia Silva.
O Valadares voltou ao ataque, mas foi uma falha de comunicação entre Joana Silva e uma companheira da defesa que permitiu a Cristiana Ferreira bisar e dar a vitória às visitantes.
Renato Fernandes, tr. do A-dos-Francos
Podemos evoluir
Na primeira parte o nosso meio campo não estava a funcionar, só em breves espaços conseguimos ter a bola e a equipa adversária soube aproveitar isso. Estivemos muito mal. Na segunda parte entrámos bem, a pressionar mais na frente, conseguimos reduzir de 2-0 para 2-2, em situações de canto, que tínhamos treinado. Mas depois tivemos um erro que não se pode ter. Cometemos muitos erros que vamos ter que corrigir. Temos muitas lesionadas e castigadas, podemos evoluir muito e vamos lutar pela vitória em todos os jogos.
Campo Municipal Luís Duarte, Caldas da Rainha
Árbitro: Catarina Campos, assistentes: Filipe Marques e Ilídio Silvaancos Vla, AF Lisboa
A-DOS-FRANCOS 2
Joana Silva; Tatiana Costa, Bárbara Reis, Sofia Silva e Nicole Filipe; Luciana Garcia (Maria Jesus, 81’), Mariana Ubaldo (Jéssica Pacheco, 35’) e Carolina Ferreira; Rita Batista (Cristiana Garcia, 45’) Ana Dias e Cláudia Tecedeiro
Não utilizadas: Vitória Antunes, Milene Ramos, Telma Fernandes, Denise Ferreira
Treinador: Renato Fernandes
VALADARES 3
Neide Simões, Sara Taveira, Ágata Pimenta, Maria Maia, Marta Dias, Diana Gomes, Regina Pereira, Mariana Azevedo, Cristiana Ferreira (Sofia Mercedes 86’), Olga Freitas (Maria Coutinho 58’), Sara Pereira (Eveline Varela 63’)
Não utilizadas: Ana Barradas, Raquel Gomes, Ana Cheganças, Rita Lima
Treinador: Sérgio Barreto
Ao intervalo: 0-1
Marcadoras: Marta Dias (35’), Cristiana Ferreira (56’ e 83’), Bárbara Dias (57’) e Sofia Silva (67’)































