Caldenses com prestações positivas na Dance World Cup, que decorreu em Burgos
As duas equipas de Hip Hop de competição dos Pimpões – as Troubletones (juniores) e as Minitroubletones (iniciadas) – participaram na final mundial da Dance World Cup, que decorreu em Burgos, Espanha, com mais de 9000 dançarinos de cerca de 50 países. As jovens caldenses destacaram-se numa das maiores competições internacionais de dança.
A equipa júnior, Troubletones, competiu a 6 de julho na categoria Junior Large Group Street Dance, alcançando o 16.º lugar entre 24 equipas e uma pontuação de 79%. A formação integra dançarinas entre os 14 e os 17 anos: Ariana Campino, Beatriz Arsénio, Beatriz Rangel, Clarisse Vasconcelos, Diana Ribeiro, Filipa Dias, Francisca Silva, Inês Lourenço, Íris Albuquerque, Laura Paiva, Luana Gesteiro, Mafalda Henninger, Maria Clérigo, Maria Leonor Gonçalves, Maria Leonor Jacinto, Matilde Antunes e Sofia Silva.
Já na categoria Children Small Group Street Dance B, que decorreu a 7 de julho, a equipa de iniciadas, Minitroubletones, conquistou uma pontuação de 81,3%, que lhe garantiu o 7.º lugar. A equipa é composta por dançarinas entre os 10 e os 14 anos: Carolina Martins, Edna Barradas, Eva Pedro, Inês Lamy, Madalena Gomes, Maria Beatriz Xavier, Matilde Jacinto, Matilde Ribeiro, Sara Rangel e Sofia Santos.
A prestação das duas equipas, treinadas por Patrícia Mendes, Sofia Bernardino e pela coreografa Alexandra Almeida, contribuiu para os excelentes resultados de Portugal, que se sagrou vice-campeão mundial na categoria Junior Large Group Street Dance, atrás da África do Sul, e campeão mundial na categoria Children Small Group Street Dance.
Esta foi a segunda presença consecutiva das equipas de Hip Hop dos Pimpões na final mundial da Dance World Cup. Em 2024, em Praga, as juniores haviam alcançado o 24.º lugar e as iniciadas o 15.º. “Os resultados obtidos este ano demonstram a evolução e crescimento técnico das duas formações”, salientam os responsáveis.































