Prova foi a primeira organização da Associação de Dança das Caldas da Rainha
O pavilhão do Nadadouro transformou-se numa pista de dança e recebeu, no passado sábado, dia 11 de dezembro, o Campeonato Nacional de Danças de Salão – 3º Ranking da Portugal Dance Academy.
O evento foi organizado pela Associação de Dança das Caldas da Rainha, que foi constituída em janeiro deste ano por Ricardo Marques e Sandra Silva, casal natural de Alcoentre, que escolheu as Caldas para viver e para criar a sua escola de dança, a RiSa Dance School. “A criação da associação segue a mesma lógica da criação da escola: as danças de salão estão pouco desenvolvidas nesta região, existia uma grande lacuna”, explicam.
O objetivo é apoiar os atletas nas principais necessidades, até porque o casal, que terminou recentemente a carreira competitiva, sabe perfeitamente quais são. E passam pela falta de apoio para deslocações e equipamentos, que ficam a cargo dos próprios atletas, ou dos pais.
O primeiro ano não foi fácil, porque as restrições obrigaram à não realização da maior parte das atividades que tinham previsto.
O primeiro evento da associação contou com um total de 20 pares (ou seja, 40 atletas), um número mais reduzido do que estava previsto, devido às novas medidas e restrições. Os pares participantes tinham entre os 7 e os 50 anos e eram naturais de todo o país.
Caldenses vencem na estreia

O primeiro Open das Caldas da Rainha marcou também a estreia de um par caldense que começou a dançar nesta escola de dança.
Carlos Santos, de 18 anos, e Beatriz Pinto, de 16, são das Caldas e do Nadadouro, respetivamente, e conseguiram ganhar uma das categorias em que participaram neste primeiro evento, ficando em segundo lugar noutra.
Durante a manhã realizou-se uma formação com Nancy Berti, professora italiana que também fez parte do júri.
À Gazeta das Caldas os organizadores fizeram questão de agradecer os apoios e patrocínios que tornaram possível a realização deste evento.
O casal aponta já a abril do próximo ano para a realização do segundo Open, que deverá voltar a realizar-se no Nadadouro.
Escola de dança é sede

Atualmente, a sede da associação é a própria escola de dança que o casal fundou na cidade termal, perto da ETEO, no local onde, há décadas, se construiu o primeiro ginásio das Caldas da Rainha.
No RiSa Dance Studio há aulas todos os dias, com turmas dedicadas à competição, mas também turmas dedicadas a uma vertente mais recreativa da dança.
“A maior parte das pessoas que pratica esta atividade aqui é mais de uma forma social e recreativa”, esclarecem os promotores da associação, que a curto prazo pretendem ter mais um ou dois pares em competição, mas em idades mais jovens.
Outra curiosidade é que o casal também faz a preparação das danças de casamento dos noivos, uma das ofertas que mais procura tem, especialmente no verão.
O jovem casal – Ricardo, de 35 anos, e Sandra, de 37 – é natural dos Casais das Boiças, uma pequena aldeia na freguesia de Alcoentre, e, depois de cerca de 15 anos a competir nas Danças de Salão (foram campeões nacionais e conquistaram vários pódios nacionais, tendo representado Portugal em campeonatos da Europa e do Mundo) escolheu as Caldas para viver e para criar, em janeiro de 2020, a sua escola de dança.































