Cova ‘anti’ Caldas põe pelicano em risco

0
346

Pelicanos concedem empate e veem subir o nível de pressão com a vitória da U. Santarém no terreno do Amora

Num jogo disputado em domingo de Páscoa à hora de almoço, sem qualquer tipo de emoção nas bancadas, o Cova da Piedade voltou a roubar pontos ao Caldas e voltou a colocar os pelicanos ao alcance da U. Santarém, que na véspera venceu com alguma surpresa o Amora (0-1) e relançou-se na luta pela manutenção.
A turma de José Vala foi, novamente, até à Malveira para defrontar a equipa comandada por João Sousa e que se tornou verdadeiro némesis dos caldenses nesta edição da Liga 3.
Ainda à procura da primeira vitória nesta fase, e também da primeira vitória em 7 jogos (não vence desde a receção ao Alverca a 19 de fevereiro), o Caldas surgiu com alguns retoques na sua estrutura, sem muitas mexidas no 11, que se limitaram à entrada de Rui Rodrigues para o centro da defesa para colmatar a saída do castigado Mateus Lima, e a troca de Januário por Juvenal na ala direita. Já o sistema tinha uma pequena afinação, que consistiu no posicionamento de André Sousa, que se dividiu entre um terceiro central quando o Caldas tinha que baixar o bloco, e médio defensivo quando o bloco subia, para libertar Leandro Borges para zonas mais adiantadas.
O Caldas assumia esse risco de modo a pressionar mais o adversário, mas também se expôs à contra ofensiva do Cova da Piedade, num duelo que acabou por ser de forças repartidas.
Foi o Caldas o primeiro a criar grande oportunidade para chegar ao golo, num lance em que André Perre acertou na barra com um cabeceamento picado. O Cova da Piedade chegou à vantagem à entrada para a reta final da primeira parte, num contra-ataque em que Clemente, João Silva e André Sousa não conseguiram travar Leonel Alves e Pedro Pinto conseguiu finalizar entre mais três defensores alvinegros.
O Caldas reagiu bem e depressa, empatou por João Tarzan, de cabeça, a finalizar livre de André Perre.
Na segunda parte, mais posse de bola para o Caldas, que viu Tomás negar um golaço a Farinha e Yordi desperdiçar só com o guarda-redes pela frente. Mas o Cova da Piedade também desperdiçou dois contra-ataques muito perigosos.
Após esta jornada, ninguém ficou a salvo nas contas pela manutenção, pelo que a próxima jornada promete emoções fortes. O Caldas garante a permanência em caso de vitória no reduto do Amora e se o Cova da Piedade for vencer a Santarém. ■

A figura

João Tarzan (4)
Marcou mais um golo e a assistência de calcanhar que quase deu o 1-2 a Yordi era um miminho…

- publicidade -

Luís Paulo (3) Assustou com duas manchas que não lhe saíram muito bem, mas nenhuma deu golo.
Juvenal (3) Controlou bem a ala direita no aspeto defensivo e até dobrou ao centro.
Militão (3) Se aquele cabeceamento final tivesse entrado…
André Sousa (3) Partiu de central mas pisou muito o meio-campo, ajudando a equipa a subir linhas.
Rui Rodrigues (3) Corte importante aos 31’ e outras boas intervenções quer na área, quer a dobrar à esquerda.
João Silva (3) Mais liberto das ações defensivas, atacou bem, mas foi batido no golo.
Leandro Borges (3) Aproveitou o posicionamento de André Sousa para apoiar mais o ataque.
Yordi (3) Desperdiçou grande oportunidade para dar a vitória ao Caldas.
Clemente (2) Algumas perdas de bola perigosas, uma deu golo…
André Perre (4) Atirou de cabeça à barra e assistiu para golo.
Farinha (3) Obrigou Tomás à defesa da tarde.
P. Faustino (1) Criou perigo de livre.
M. Marquês (1) Mal pôde tocar na bola.
Januário (1) Jogou os descontos. ■

- publicidade -