Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha encerrou época

0
1408
Houve um mini torneio especialmente dedicado aos mais novos.

A festa de encerramento da época 2018/2019 do Clube Karate Shotokan de Caldas da Rainha CKSCR), contou com a presença de cerca de 190 pessoas, entre familiares e praticantes. Embora os treinos terminem a 12 de Julho de 2019, realizou-se no passado dia 14, o encerramento da época, em que se juntaram os praticantes das várias faixas etárias para um pequeno treino demonstração, entrega de cintos e diplomas de graduação e um mini torneio especialmente dedicado aos mais novos.
Com mais de 150 praticantes ativos com idades compreendidas entre os 4 e os 85 anos de idade, o CKSCR, tem diferentes turmas com treino adaptado às várias faixas etárias, procurando transmitir através da prática do Karate-Do valores e modos de conduta individual e em sociedade, de correção e respeito pelos ensinamentos transmitidos pelo saber, experiência e exemplo dos Mestres que os souberam preservar e transmitir através de gerações. Associado à aprendizagem das mais variadas técnicas, o Karate-Do incute no praticante um código de conduta, que corretamente entendido e aplicado, permite aceder a um nível de maturidade e de desenvolvimento da personalidade de forma muito benéfica. A sua matriz formativa não se esgota nesta transmissão de valores e de saberes que caracterizam a cultura oriental que lhe serviu de berço. Na atualidade, com a possibilidade de um maior número de pessoas, de diferentes níveis etários, acederem à prática de atividade física, o Karate surge como uma mais valia não só nos aspetos formativos já referenciados, mas igualmente no benefício que traz aos mais jovens na vertente educativa, ao nível do desenvolvimento das diferentes capacidades físicas (como a força; resistência, flexibilidade; coordenação; interiorização da imagem do corpo e lateralidade). Por outro lado, permite atuar em simultâneo ao nível psicológico pelo fortalecimento da auto estima e auto confiança, humildade, espírito de sacrifício e perseverança tanto nos treinos como nas mais variadas situações do dia-a-dia.
A polivalência do Karate-Do Shotokan torna a sua prática recomendável para ambos os sexos e com a possibilidade de pessoas com mais idade poderem desfrutá-la de forma adaptada mas perfeitamente integrada numa perspetiva da preservação da saúde e de uma qualidade de vida funcional e autónoma.
Professor e responsável técnico, Fernando Fidalgo, 5º Dan, da Shotokan Karate-Do International Federation (SKIF), Federação Nacional Karate-Portugal (FNK-P), Treinador de Karate (Grau II), Licenciado em Farmácia e Mestre em Desporto com especialização em Treino Desportivo (ESDRM).

A festa de encerramento contou com a presença de cerca de 190 pessoas
- publicidade -