
No dia 20 de Maio realizou-se a tomada de posse da AF Leiria. Entre os novos corpos sociais – liderados por Manuel Nunes – estão cinco caldenses: Tinta Ferreira é o presidente da Assembleia Geral, Carlos Frazão é vice-presidente do Conselho de Arbitragem, José Carlos Abegão é vogal do Conselho Técnico e Vítor Marques é suplente da Assembleia Geral.
Realizar o 2º Congresso do Futebol Distrital e do Desporto Autárquico, apoiar os clubes na modernização dos equipamentos informáticos e na aquisição de balizas de futebol de rua, implementar o Conselho Consultivo dos Clubes, elaborar uma candidatura à construção de um Centro de Formação Desportiva em Leiria e melhorar a Academia de Arbitragem, a estratégia de recrutamento e a retenção de novos árbitros e o apoio ao seu respetivo Quadro são algumas das medidas que Manuel Nunes quer implementar neste mandato.
O caldense foi reconduzido como presidente da direcção da AFLeiria, depois de ter substituído Júlio Vieira no cargo há cerca de três anos.
O dirigente pretende ainda rever o regulamento disciplinar das provas oficiais e os regulamentos do futebol e futsal sénior, no que diz respeito aos jogadores formados localmente.
Nos corpos sociais estão cinco caldenses. Além de Manuel Nunes, a Assembleia Geral é presidida por Tinta Ferreira e tem como suplente Vítor Marques. O vice-presidente do Conselho de Arbitragem é Carlos Frazão e João Abegão é vogal do Conselho Técnico.
No último mandato estiveram inscritos mais de 11 mil jogadores distribuídos por 786 equipas. A AFL organizou 76 competições.
No discurso de tomada de posse de Manuel Nunes como presidente da AF Leiria, o dirigente salientou que é necessário “rever o valor do IVA no desporto, porque é contraditório com as orientações dos organismos internacionais”.
Entre os temas que necessitam de ser discutidos, o dirigente salienta que é preciso estabelecer critérios de financiamento, para modernizar e efectuar a manutenção de instalações desportivas, para a formação desportiva dos jovens nos clubes, para a aquisição de meios tecnológicos (médicos e informáticos) e de transporte adequados e para promover a modernização dos clubes e simplificar todos os actos administrativos.
A tomada de posse realizou-se no dia 20 de Maio, na Quinta das Palmeiras (Pousos) perante centenas de pessoas. Antes havia sido apresentado o livro comemorativo dos 90 anos da associação, elaborado por João Nazário, Paula Sofia Luz e Miguel Catarino.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, marcou presença no evento e revelou que aquele organismo “vai apoiar financeiramente as associações de futebol que tomem esta iniciativa” de deixar em livro as suas memórias. O dirigente afirmou que “a AF Leiria é uma das associações de referência no espectro nacional”, elogiando a capacidade de inovação.






























