Ciclismo: Terceira semana de João Almeida merecia melhor

0
446

Caldense foi um dos destaques da última semana da prova, terminando a frações de segundo do 5º lugar

João Almeida (Deceuninck-Quick-Step) foi 6º da geral individual da 104ª edição do Giro d’Italia, que chegou ao fim no passado domingo. O ciclista ficou em igualdade com o 5º, Daniel Martinez (Ineos Grenadier), mas com desvantagem na combinação das frações de segundo dos dois contrarrelógios da prova.
O caldense culminou com o 5º lugar no crono (o melhor entre os favoritos à geral) os cinco últimos dias de prova. Depois da folga de terça-feira, João Almeida obteve dois 2ºs e dois 5ºs lugares (na outra etapa, em linha, chegou com o mesmo tempo dos seus opositores) e ganhou tempo a todos os ciclistas que estavam em seu redor na classificação geral.
Uma prestação que confirma as credenciais deixadas na sua primeira participação em grandes voltas, no Giro do ano passado, disputado em outubro. Além de deixar algum amargo em relação à gestão que a própria equipa teve na primeira semana de prova, na qual João Almeida sacrificou as suas hipóteses ao pódio para tentar ajudar Remco Evenepoel.

“No plano geral foi um bom Giro d’Italia. Aprendi muito durante a prova e percebi a evolução que tive nas etapas de alta montanha”

João Almeida

Citado pela própria Deceuninck no final da prova, em Milão, João Almeida mostrou-se satisfeito quer com o resultado num contrarrelógio de traçado plano, que não lhe permite fazer diferenças, como pelo resultado à geral. “O 6º lugar é um bom resultado e estou feliz por estar de volta ao top 10, depois da edição do ano passado”, afirmou.
Nesta segunda participação em grand tours, João Almeida considera que “foi um bom Giro d’Italia”, uma corrida que lhe permitiu aprender “muito”. Uma das principais ilações foi a forma como se comportou nas etapas mais duras em alta montanha, onde conseguiu “acompanhar os especialistas”, declarou o ciclista, que goza agora um período de descanso e deverá voltar à estrada na Vuelta, em agosto.

- publicidade -

Homenagem
A Câmara das Caldas está preparar um espaço de lazer, com um monumento a João Almeida, na vila onde reside, em A-dos-Francos. A informação foi prestada pelo presidente, Tinta Ferreira, na sessão do executivo da passada segunda-feira, e é o reconhecimento do município pelo esforço desportivo desta atleta. Está também previsto atribuir o nome João Almeida à primeira ciclovia a ser construída nas Caldas, resultado de uma proposta feita pelos vereadores socialistas já no ano passado aquando da sua participação no Giro d’Italia.

- publicidade -