João Almeida (Deceuninck Quick-Step) ficou a curtos 13 segundos da vitória na 17º etapa do Giro D’Italia, disputada esta quarta-feira que terminou com a subida a Sega di Ala, numa prestação brilhante que levou o ciclista de A-dos-Francos ao 8º lugar da geral.
Em mais uma etapa de alta montanha, João Almeida acompanhou o grupo dos favoritos durante grande parte da subida, para disferir um ataque , que teve resposta de Simon Yates (Team Bike Exchange) e, depois, do camisola rosa Egan Bernal (Ineos Grenadier).
Numa reviravolta surpreendente, face ao domínio nos últimos dias, Bernal quebrou e Yates forçou novos ataques, aos quais João Almeida teve sempre resposta. Já dentro do quilómetro final, foi João Almeida Almeida a atacar e a ver-se livre de Yates. O esforço não foi suficiente para João Almeida alcançar o fugitivo Daniel Martin (Israel Startup Nation), que ficou à vista, mas acabou por ganhar por apenas 13 segundos.
O ciclista caldense igualou o melhor resultado em etapas no Giro com o segundo lugar. Mas, acima de tudo, ganhou tempo a todos os adversários na geral. João Almeida é, agora, 8º classificado a 8m45 de Bernal, que continua de rosa, e a 1m28 do 7º, que é Martinez Poveda (Ineos Grenadier) e a 2m42 do 4º lugar, a sua classificação do ano passado.
Quinta-feira corre-se uma etapa em linha, que servirá de repouso para o ataque final, com alta montanha na sexta-feira e no sábado, e o contrarrelógio final no domingo.































