Finais das Voltas atraíram público à Avenida 1º de maio. Ecosprint ficou em 16º por equipas
No passado domingo, a Avenida 1º de Maio tornou-se a chegada de duas Voltas a Portugal, uma de cadetes masculinos e uma de femininas Sub-19. Perto da hora de almoço chegaram os ciclistas da 14ª Volta a Portugal de Cadetes, que nesta terceira e última etapa, ligava Santarém às Caldas, num percurso de 80,6 quilómetros. Hector Alvarez (Lucta/Grupo Sime) celebrou a vitória da geral individual, fechando em 3º lugar na etapa, conquistada pelo seu colega de equipa, Andreu Lopez, que cortou a meta seguido de João Anunciação (Alenquer/GDM/Anipura).
A Ecosprint/Nutea participou nesta Volta com o objetivo de atingir o top10 e até estava bem encaminhada à entrada para a última etapa. Dinis Martinz estava em 14º, a segundos do top10 e da camisola da juventude, mas na derradeira etapa, teve uma avaria na bicicleta. “Faltavam 15 quilómetros e tínhamos cinco ciclistas no grupo, o que daria para o objetivo, mas no Alto das Gaeiras, depois do prémio da montanha, a bicicleta teve uma avaria e ele teve que vir ao carro e perdeu o contacto”, contou o treinador José Fernandes.
“A dez quilómetros do fim houve uma queda onde dois ciclistas da equipa já não conseguiram colar. Afonso Fonseca terminou em 18º na etapa e em 33º na geral. À partida para a última etapa, a Ecosprint estava em 10º por equipas e tinha o 14º na geral e 4º na branca. “Foi um pouco frustrante, porque tínhamos equipa para fazer melhor”, resumiu, apontando já ao top10 e à branca e ao top5 por equipas do troféu Alves Barbosa.
Durante a tarde, chegou a 1ª Volta a Portugal Feminina Sub-19, que na 2ª e última etapa, com 55,6 quilómetros, ligava A-dos-Francos (terra natal de João Almeida) às Caldas da Rainha.
A alcobacense Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) foi 2ª numa etapa ganha por Marta Carvalho da Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais, mas tornou-se a primeira vencedora da competição. ■
































