No final cantaram-se os parabéns do 14º aniversário
Os Dragões do Oeste, delegação do FC Porto com sede nas Caldas da Rainha, festejaram o 14º aniversário com um jantar comemorativo realizado no passado dia 8 de Dezembro e que juntou perto de 200 pessoas. Fernando Gomes, bi-bota de ouro europeu, foi um dos convidados mais ilustres de uma noite marcada por uma mensagem via telefone do presidente Pinto da Costa.
Perto de 200 adeptos no jantar de aniversário dos Dragões do Oeste
O avançado Fernando Gomes foi uma das presenças mais notadas na noite do 14º aniversário dos Dragões do Oeste. No final do jantar e das cerimónias protocolares, praticamente todos os adeptos presentes quiseram eternizar o momento com uma fotografia ao lado do bi-bota de ouro e que é ainda hoje um dos melhores atacantes de sempre, quer do FC Porto, quer do futebol português.
Presentes estiveram também os vice-presidentes do FC Porto Alípio Jorge e Júlio Matos, assim como representantes dos Dragões de Lisboa, Santarém, Rio Maior e Setúbal. Com estes últimos viajou também o ex-jogador portista Cândido, actual técnico-adjunto Vitória de Setúbal. Marcaram ainda presenta Hugo Oliveira em representação da Câmara caldense e Manuel Nunes, presidente da AF Leiria.
Os adeptos tiraram fotografias ao lado do bi-bota de ouro Fernando Gomes
João Sousa, presidente da delegação oestina, mostrou-se muito satisfeito uma casa que considerou “muito boa, estiveram muito mais pessoas em relação ao jantar do ano passado”.
Esta afluência significa que “estamos firmes, tanto os Dragões do Oeste como o FC Porto”, disse, acrescentando que “com vocês seremos cada vez mais fortes”.
João Sousa, e também Luís Teixeira, dirigente dos Dragões do Oeste, destacou que a colectividade é diferente das delegações de outros clubes, porque prima pela organização de eventos, de índole desportiva e não só. Ambos destacaram quer o seminário sobre treino de futebol, com grandes treinadores do futebol português, quer a conferência com o professor João Seixas sobre o Bosão de Higgs e o acelerador de partículas “À Procura da origem do Universo no bico de uma agulha”.
Luís Teixeira realçou que é “mais difícil ser portista a 300 km do que na cidade invicta ou nos seus arrabaldes”, dificuldades que se sentem, por exemplo, na realização de excursões aos jogos, mas a presença dos portistas neste jantar prova que “quanto mais longe, mais perto do coração, basta olhar para esta sala”. E deixou o repto para que se realize nas Caldas, no próximo ano, a reunião de delegações do FC Porto.
Para o final dos discursos ficou a surpresa do telefonema de Pinto da Costa, que não pôde marcar presença no jantar. O presidente do FC Porto disse ter excelentes recordações da festa de inauguração dos Dragões do Oeste e “guardo com muito carinho o azulejo e o dragão que me ofereceram”, acrescentando estar feliz por sentir o entusiasmo dos adeptos portistas no Oeste, que considerou “fantástico e exemplar”.
Os Dragões do Oeste homenagearam João Carlos Costa pelo apoio que tem prestado à colectividade desde a sua criação e recebeu do FC Porto uma peça cerâmica com uma imagem de uma equipa antiga do clube. FC Porto e Câmara das Caldas também trocaram recordações.