Canoagem: Kevin Santos conquista título

0
329

Atouguiense terminou a prova num suposto 5º lugar, mas foi declarado vencedor através do “photo-finish”

Kevin Santos sagrou-se campeão da Europa na prova de K1 200 metros nos Europeus Multidesportos, prova que terminou no passado domingo na cidade alemã de Munique e com a canoagem nacional a fechar com… chave de ouro.
O atouguiense, que tinha falhado a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2021) por uma curta margem e tinha terminado o Mundial (Canadá) num brilhante 6º lugar, apresentou-se na Alemanha em grande plano.
Numa final repleta de equilíbrio, o canoísta lutou pelo triunfo até ao último suspiro, tendo sido, inicialmente, considerado 5º classificado. Contudo, a Federação Portuguesa de Canoagem apresentou um recurso e, no “photo-finish”, foi declarado vencedor da corrida, garantindo mais uma medalha de ouro para Portugal, juntando-se a Fernando Pimenta no lote de campeões europeus da canoagem.
No final da prova, o atleta não escondeu a satisfação. “Tive um ano muito duro, com várias provas sempre a bater na trave. Já é o segundo ano consecutivo que digo que estou a melhorar de prova para prova. Procuro o ‘tiro’ [de partida] e as sensações perfeitas”, declarou Kevin Santos aos jornalistas no final dos Europeus.
O atleta reconheceu que viveu uma final atribulada: “Na primeira decisão dão-me o quinto lugar. Claro que foi agridoce, mas tinha dado tudo o que tinha. Momentos mais tarde, quando me disseram o resultado, foi um misto de emoções, uma explosão”. Agora, já pensa nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Portugal somou um total de onze medalhas em Munique, quatro de ouro, duas de prata e cinco de bronze. Para além de Kevin Santos, Pedro Pablo Pichardo (triplo salto, atletismo), Iúri Leitão (scratch, ciclismo) e Fernando Pimenta (K1 5.000 metros, canoagem). ■

- publicidade -